Sempre que vemos uma pessoa no topo da sua vida profissional, uma pessoa que enriqueceu e que vive o sucesso, somos tentados a olhar apenas para o resultado esquecendo do caminho. Neste presente artigo vamos contar uma pequena fração da trajetória de Júlio Simões (In memorian) idealizador do maior conglomerado de logística da América Latina, a JSL – Júlio Simões Logística que faz parte do grupo SIMPAR, que engloba empresas de outros seguimentos.

A JSL, possui o maior e mais integrado portfólio de serviços do setor, incluindo serviços de Transporte de Cargas em Geral, Logística para Transportes Dedicados, Logística de Commodities, Logística Interna, Fretamento e Gestão de Frota com Mão de Obra, Serviços de Armazenagem e Distribuição Urbana. Sua atuação abrange os mais diversos setores econômicos, como: Bens de Consumo, Alimentício, Automotivo, Químico, Papel e Celulose, Siderurgia, Mineração, Agronegócio, entre outros.

A empresa possui atualmente 230 filiais no Brasil e Mercosul e emprega mais de 16 mil pessoas tendo um gigantesco impacto na economia brasileira tanto pela geração de empregos quanto pelo montante de impostos arrecadados pelo Estado.

Júlio Simões é um imigrante português que veio tentar a vida no Brasil, após uma infância e adolescência de extrema pobreza no Velho Continente para se ter uma ideia da pobreza, o jovem Júlio só veio a ter seu primeiro par de sapatos aos 18 anos.

Veio para o Brasil através de um convite seu tio Arthur Freire que era um empresário do ramo de transportes coletivos dono da empresa Auto Ônibus Mogi das Cruzes com sede na cidade de mesmo nome. Assim que chegou Júlio começou a trabalhar como mecânico da empresa do tio, como não entendia nada do assunto fez um curso de dois meses, o pátio da empresa passou a ser seu lar já que o mesmo dormia num quartinho que tinha na oficina, onde ele improvisou uma cama.

Depois de um tempo com seu tio ele se casou e decidiu tomar um novo rumo profissional tirou a sua carteira de motorista de caminhão, comprou algumas roupas e passou a vender no interior de São Paulo e Paraná. Nesta época Júlio tinha um Chevrolet 1935 com 20 anos de uso e foi com este veículo que ele juntamente com sua esposa Elvira começou a mascatear.

A vida de mascate não agradou muito, mas serviu para acumular algum capital que seria futuramente a entrada de seu primeiro caminhão o qual foi o embrião do que é hoje a JSL, uma gigante da logística brasileira. 

Este foi só um breve relato como se deu a criação de uma grande empresa, a JSL através de seu idealizador, o Júlio Simões.

Gosto de mostrar trajetórias para desmanchar as falácias da sociedade moderna que prega a conquista sem esforço e as “desculpas sociais” como justificativas para o fracasso. Se fosse nos dias atuais o caso em questão as possiblidades e perspectivas de do Sr. Júlio seria digna de um pedido de auxilio governamental, mas o corajoso português traçou um caminho de sucesso começando do zero e construindo um império que atualmente tem um impacto na vida de milhares de pessoas.

Essa é maravilha do capitalismo e da liberdade para investir ganhar dinheiro e distribuir renda, coisa impossível em uma economia fechada como propõe o sistema socialista/comunista, ao contrário do que é pregado nos centros acadêmicos o capitalismo não é razão da miséria, muito pelo contrário é a razão da saída da miséria para muitos, só a JSL contribui com 16 mil empregos evitando miséria e fracasso.

Há propósito a JSL e seus acionistas não são apenas “endinheirados malvadões” que especulam e ganham dinheiro “explorado o proletariado”, muito pelo contrário à JSL é uma empresa que preza pela responsabilidade social e no período da pandemia fez uma vultosa doação ao governo de São Paulo transportando gratuitamente cestas básicas e equipamentos hospitalares.

Vida longa e os nossos agradecimentos à JSL e à memória desse nobre português/brasileiro Júlio Simões pelo bem que nos fez e vem fazendo à sociedade brasileiras.
     
Reinaldo Valverde Pereira, o professor Valverde detém os cursos de Licenciatura em História e Bacharel em Teologia, possui ainda formação profissionalizante em Jornalismo Digital e é autodidata em empreendedorismo. É Entusiasta do Conservadorismo e do Liberalismo Econômico. Dispõe de uma vasta experiência em docência com passagens pelo ensino fundamental, médio e educação de jovens e adultos. Atuou como professor da Rede Privada de Salvador e atualmente é professor da Rede Estadual de Sergipe, além de escrever periódicos, sendo colunista de vários portais de notícias de todo o Brasil escrevendo sobre diversos temas. 

Instagram: @professor.valverde
Twitter: @profvalverde