O aplicativo de saúde sergipano DocHealth disponibilizou em abril, mês da conscientização do autismo, uma jornada que baseada em Inteligência Artificial (IA) ajuda a identificar indícios do transtorno do espectro autista em bebês, crianças, adolescentes e adultos.

O DocHealth ajuda a identificar indícios, todavia não dispensa a importância da avaliação de um profissional médico especializado que possua todas as competências e habilidades para emissão de parecer neste sentido. O intuito da ferramenta é contribuir no movimento de procura de apoio especializado, propiciando diagnósticos e tratamentos precoces e, com isso, ajudar a diminuir os impactos de médio e longo prazo na vida dessas pessoas.

Individualidade biológica

Nenhum autista tem exatamente os mesmo comportamentos de outro autista, por isso todo o conjunto de incidências é chamado de espectro, pois engloba diversos comportamentos, sintomas e causas. Contudo, existem alguns traços que são comuns à maioria dos autistas. A tecnologia desenvolvida, por sua vez, permite o agrupamento e identificação com maior precisão.

Não são raros os casos de pessoas que chegaram à fase adulta, sem nunca terem um diagnóstico de autismo. Há casos de pessoas que só identificaram que têm traços do espectro autista com mais de 40 anos. Estas, sofreram por anos, sem compreender sua dificuldade de interação social, falta de empatia, de entender analogias, entre outros fatores. 

Descobrir que se é autista ajuda no autoconhecimento e também a construir a rede de relacionamento do autista com a compreensão do porquê de determinados comportamentos.

Serviço

Baixe o app e faça a jornada!

Nele você participa da Jornada do Autismo, além de armazenar, gerenciar e compartilhar os seus dados de saúde como:

1. Exames médicos

2. Carteira de vacinação

3. Lembretes de saúde

4. Histórico de doenças hereditárias e alergias

Link para baixar na Google Play -> https://bit.ly/3mfVI9o

Link para baixar na App Store -> https://apps.apple.com/br/app/dochealth/id1520468723