Apenas na Clínica de Psicologia da Unit, em Aracaju, foram mais de 11 mil atendimentos do tipo em 2023; coordenadora avalia que, a demanda representa uma maior tomada de consciência sobre a saúde mental. 

A procura por atendimentos de terapia psicológica vem sendo cada vez maior por parte do grande público. Um exemplo disso está na Clínica de Psicologia da Universidade Tiradentes (Unit), que oferta serviços de psicoterapia e plantão psicológico, além de realizar ações externas e internas focadas no cuidado com a saúde mental. A unidade realizou 11.363 atendimentos em 2023, acolhendo crianças, adolescentes, adultos, idosos e de diversas localidades do estado de Sergipe. Em sua maioria, foram atendimentos deste tipo.

A modalidade é uma forma de tratamento que tem o objetivo de aliviar o estresse emocional e identificar as causas dos problemas de saúde mental, bem como ajudar o paciente a descobrir novas formas de lidar com as questões da vida, sejam elas boas ou ruins. “Observamos uma mudança no perfil dos pacientes que procuraram acessar o serviço. Além dos transtornos, da aceitação em fazer terapia, acredito que estamos vivenciando uma mudança cultural sobre a importância dela”, afirma a professora Micaely Tavares Mendonça, coordenadora da Clínica de Psicologia da Unit. 

Ela acredita que o aumento da demanda indica um melhor entendimento do público sobre a importância de cuidar melhor da própria saúde mental e de contar com ajuda especializada. “O ser humano cada vez mais, vem tornando consciência sobre a importância de lidar com sua saúde mental no dia a dia. A clínica é o espaço de acolhimento, empatia, transformação e crescimento do sujeito que faz sua própria história”, completa Micaely.

Além de oferecer atendimentos psicoterápicos, com acolhimento individual, em grupo e atendimento familiar, a Clínica de Psicologia da Unit serve como espaço de prática supervisionada para os estudantes do curso, através do estágio clínico obrigatório oferecido aos alunos do 9º e 10º períodos do curso da graduação. Nele, os alunos realizam o atendimento psicoterápico individual, terapias de grupo, de casal e de família, além dos plantões psicológicos, nos quais o público em geral pode ser atendido sem marcação prévia. A atuação dos alunos é supervisionada pelos professores, que são psicólogos com formação especializada e experiência clínica.

“Esta experiência foi muito aguardada por mim durante o curso. Sinto que tanto as experiências de plantão, em que acolhemos o indivíduo em sofrimento por uma demanda emergencial, quanto os atendimentos de psicoterapia, em que estudamos o caso e tiramos dúvidas semanalmente com o preceptor responsável, amadurecem meu repertório na Psicologia e me preparam para situações que enfrentarei na profissão, já que consigo perceber uma evolução na minha prática clínica”, afirma a estudante Suellen de Melo Porto, 10º período de Psicologia, está faz seu estágio na Clínica da Unit desde agosto de 2023.

A psicóloga clínica Danyella Lima, que se formou pela Unit em 2022, destacou que seu estágio específico na Clínica de Psicologia lhe deu muitos aprendizados e oportunidades de lidar com casos complexos, motivando-a a aprofundar seus estudos na ‘Psicologia baseada em Evidências’, método no qual o profissional utiliza técnicas comprovadas cientificamente  para a identificação e o tratamento de transtornos psicológicos. 

“O meu contato com a clínica foi a porta de entrada para o meu fazer psicológico e foi o que impulsionou meu apaixonamento pela área clínica. Lembro como hoje do meu primeiro atendimento e do turbilhão de emoções que estava sentindo no momento. Como tudo que é novo, me gerou muitas dúvidas e foram estas que me motivaram a buscar me aperfeiçoar para fazer mais e melhor pelas vidas que acolhi. A profissional que sou hoje carrega dentro de si lembranças afetivas de todos os vínculos criados e, sem dúvidas, de todo conhecimento aprendido e compartilhado”, diz ela. 

Serviço

O interessado em atendimentos na Clínica de Psicologia da Unit pode entrar em contato através do telefone 3218-2213 ou pelo WhatsApp (79) 98107-9590, de segunda a sexta-feira das 08h às 20h. Se preferir, pode comparecer presencialmente dentro do horário de funcionamento, na Avenida Murilo Dantas, 54, bairro Farolândia, Aracaju.

Asscom Unit