O Banco de Leite Marly Sarney vem intensificando a campanha junto a população pela doação de frascos de café solúvel de vidro, com tampas de plástico para o acondicionamento de leite humano. O frasco guarda o alimento de forma correta para que seja utilizado nas maternidades na nutrição de bebês prematuros internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), cujas mães não podem amamentar. Um frasco de leite materno doado pode alimentar até 10 recém-nascidos por dia. Dependendo do peso do prematuro, 1 ml é suficiente para nutri-lo cada vez que ele for alimentado. Informou a gerente do Banco de Leite Marly Sarney, Magda Doria Vieira.

Magda explicou que a ausência de frascos no mercado vem provocando uma queda desses insumos primordiais para a manutenção das atividades do banco de leite, pois somente os potes de vidro com tampa plástica, como os de maionese ou de café solúvel são adequados para o armazenamento e preservação do leite humano, alimento vital para os bebês.

“frascos de vidros com tampas de plástico são ideais. O material é esterilizado, pois é resistente ao congelamento e descongelamento. O processo evita que o leite perca os nutrientes, além de não acumular cheiro e resíduos, sendo fácil de esterilizar”, observou a enfermeira.

O Banco de Leite Humano tem como missão facilitar a doação do leite e promover a amamentação, atuando como intermediário entre as mães que desejam doar e os recém-nascidos internados na maternidade Nossa Senhora de Lourdes.

Toda mulher que amamenta é uma possível doadora de leite humano. Para doar, basta ser saudável e não tomar nenhum medicamento que interfira na amamentação. A mãe que tiver interesse em ser uma doadora pode entrar em contato com um dos bancos de leite de Sergipe. Todo leite doado é analisado, pasteurizado e submetido a controle de qualidade, antes de ser ofertado a uma criança.

Rede de Bancos

A rede de bancos de leite humano em Sergipe, agrega o Banco de Leite Humano Marly Sarney (BLH), Banco de Leite Irmã Rafaela Pepel, O Banco de Leite Zoéd Bittencourt e o Posto de Coleta Santa Isabel.