A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação para Atualização da Caderneta de Vacinação da Criança e do Adolescente menor de 15 anos, foi prorrogada até o dia 30 de setembro.  A ampliação do prazo é devida a baixa adesão dos grupos-alvo.

Até o momento, Sergipe tem 50% do público-alvo vacinado contra a pólio, percentual considerado baixo. “Devido às baixas coberturas da campanha em todo o país, o MS prorrogou. O intuito é que os municípios tracem estratégias, façam busca dos não vacinados para que  se alcance a cobertura vacinal”, disse Sândala Teles, gerente do Programa Estadual de Imunização.

A meta da campanha, que a princípio encerraria nesta sexta-feira (9), é alcançar cobertura vacinal igual ou maior que 95% para a vacina poliomielite. Outro objetivo é  reduzir o número de não vacinados de crianças e adolescentes menores de 15 anos e aumentar as coberturas vacinais.

A vacina da poliomielite  é para crianças com faixa etária  de um ano a menor de 5 anos. “Essa  campanha contra a paralisia  infantil é muito importante porque é um reforço de mais  uma dose para a população de crianças de um  ano a menores de 5 anos. Independente do estado vacinal, a criança deve receber mais uma dose da vacina. Toda  a população nessa faixa etária tem que receber mais uma dose. Precisa-se que a população desse grupo esteja vacinada porque se tiver entrada desse poliovírus, com a população vacinada, não  haverá maiores problemas”, reforçou Sândala Teles.

Foto: Flávia Pacheco