O recente anúncio do diagnóstico de câncer de intestino das cantoras Preta Gil e Simony, e dos jogadores Roberto Dinamite e Pelé, que foi vítima da doença, acenderam adiscussão sobre os tumores malignos que se desenvolvem a partir do intestino grosso até o reto.  

O câncer de intestino tem uma alta incidência no Brasil, ficando atrás dos tumores de mama e de próstata. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), em 2022 foram registradas 20.245 mortes por causa da doença. A estimativa é que, entre 2023 e 2025, 44 mil novos casos da doença sejam registrados por ano no país.  

O oncologista Eduardo Azevedo, responsável técnico pelo Centro de Infusão e Oncologia da Unimed Sergipe, comenta que o diagnóstico precoce é fundamental para aumentar a chances de cura. “O câncer de intestino é o terceiro mais recorrente no Brasil, com maior incidência acima dos 50 anos. O acompanhamento médico regular é muito importante para que possa ser feito o diagnóstico precoce”, orienta.  

Sinais e sintomas 

Os sintomas mais comuns do câncer de intestino são a presença de sangue nas fezes; dor e cólica abdominal frequente; irregularidades intestinais recorrentes, como diarreia ou constipação; emagrecimento rápido e sem causa conhecida; além de quadros de anemia, fadiga e fraqueza.  

Eduardo destaca que a partir dos 50 anos é necessário fazer um acompanhamento médico regular, para que o especialista possa solicitar os exames necessários, a exemplo da colonoscopia, para avaliar a saúde do intestino e evitar o agravamento de lesões iniciais.  

“Além disso, é importante manter hábitos saudáveis, com alimentação equilibrada, fazer atividade física e evitar hábitos nocivos, como o consumo de álcool e de cigarro, para prevenir o câncer de intestino e outras doenças”, orienta o oncologista.  

Atendimento qualificado 

A Unimed Sergipe oferece todo o atendimento necessário para diagnosticar e tratar o câncer de intestino e outros tumores, benignos e malignos. No Centro de Infusão e Oncologia o beneficiário encontra uma equipe de especialistas, além de contar com a assistência do Hospital Unimed e do Centro de Diagnóstico, para realizar os exames necessários solicitados pelo médico para o acompanhamento preventivo.