O Conselho Estadual de Saúde de Sergipe (CES/SE) e a Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Fundação Estadual de Saúde (Funesa), promoveram a Capacitação dos Conselheiros Estaduais de Saúde. O treinamento foi para os conselheiros titulares e foi dividido em quatro módulos. O último encontro aconteceu nesta sexta-feira, 10, na sede do CES/SE.

De acordo com a facilitadora da capacitação, a doutora em Saúde Pública e professora da Universidade Estadual da Bahia (Uneb), Sara Cerqueira, neste módulo foi resgatado o que foi trabalhado na etapa anterior, ou seja, os instrumentos de planejamento, utilizando-os no DigiSUS, que é um sistema de informação para estados e municípios, desenvolvido a partir das normativas do planejamento do Sistema único de Saúde (SUS).

“Foi apresentado como é este sistema e como se trabalha com ele. Ainda sugeri a construção de uma agenda mínima de prioridades para 2022 e 2023 para organizar o trabalho do CES/SE e depois fizemos a avaliação final desse módulo”, explicou.

A facilitadora achou bastante interessante este treinamento. “Eu achei muito boa a iniciativa do próprio Conselho e da SES de promoverem esta capacitação, considerando que no próximo ano tem a elaboração do Plano Estadual de Saúde. Então é um Conselho que começa a se preparar e a se qualificar para desempenhar o seu papel, até porque houve uma grande renovação dos conselheiros, pois a maioria é de conselheiros novos”, enfatizou.

Para ela, se todos os conselhos fizessem isso, todos estariam bem em relação ao controle social do SUS. “Eu gostei muito da acolhida, as pessoas são muito simpáticas e envolvidas também. Estou muito feliz em concluir esta quarta e última oficina da capacitação”, finalizou Sara.
 
Por Gleydiomar Souza Góis