O Conselho Estadual de Saúde de Sergipe (CES/SE) promoveu uma Reunião Ampliada com os Presidentes dos Conselhos Municipais de Saúde (CMS) para discutir sobre a 8ª Conferência Estadual de Saúde de Sergipe (Confesa) que faz parte da 17ª Conferência Nacional de Saúde (CNS), que será realizada em Brasília, de 2 a 5 de julho de 2023. O encontro com os representantes dos municípios e a Comissão Organizadora da 8ª Confesa aconteceu na última sexta-feira, 16 de dezembro, no auditório do Centro Especializado de Reabilitação (CER IV), no bairro Capucho em Aracaju.

O vice-presidente do CES/SE, Oscar Rocha, fez a abertura do evento e deu as boas-vindas. A 1ª secretária da Mesa Diretora do CES/SE, Iara Senna, falou da importância da Conferência e suas respectivas etapas.  O coordenador de Comunicação do CES e membro da Comissão Organizadora da 8ª Confesa, Antônio Luiz dos Santos, propôs um sistema de apuração digital da Conferência.

“Deixará de ser analógico, ou seja, com o voto com o crachá como a gente sempre fez, para um sistema mais moderno digitalizado com software com apuração online no mesmo momento da votação gerando relatórios e gráficos. Permitindo que a organização da Confesa demonstre para todos os delegados o resultado da votação em tempo real, reduzindo assim o tempo gasto durante a conferência e minimizando o desconforto de tempo de deslocamento das pessoas que vêm dos municípios”, informou o coordenador de Comunicação.

Para ele foi um encontro muito profícuo. “E é um marco para o movimento de saúde de Sergipe já que era um encontro desejado e esperado pelos presidentes municipais. Para nós do CES, é uma oportunidade de ouvir as demandas dos colegas conselheiros municipais e nos organizarmos para a Conferência Estadual de Saúde que está por vir. Portanto, esse encontro vai nortear todas as nossas ações para a 8ª Confesa”, acrescentou Antônio Luiz.

De acordo com o conselheiro estadual de saúde e coordenador da Comissão Organizadora da 8ª Confesa, Enzo Matos, o evento foi fundamental para que desse o pontapé inicial no processo de conferências municipais. “O CES/SE como indutor da política do controle social tem a obrigação de chamar os presidentes municipais para que possamos construir juntos essa 8ª Confesa. Foi um momento ímpar de troca de conhecimento e de informação que só faz aproximar CES e Conselhos Municipais dentro da nossa política de controle social”, enfatizou.

Enzo disse que as tratativas para a 8ª Confesa serão alinhadas com o Pleno do CES/SE na próxima reunião ordinária a ser realizada na próxima terça-feira, 20, mas que um estudo realizado pela Comissão Organizadora prevê uma oferta de 240 delegados para a 8ª Confesa para a Regional de Aracaju composta de 8 municípios; 112 delegados para a Regional de Estância, com 10 municípios; 136 delegados para a Regional de Itabaiana, com 14 municípios; 96 delegados para a Regional de Lagarto, com 6 municípios; 104 delegados para Regional de N. Srª. da Glória, com 9 municípios; 168 delegados para a Regional de N. Srª. do Socorro; e 136 delegados para a Regional de Propriá, com 16 municípios.

Segundo o presidente do CMS de Carira, Luís Carlos Nunes, essa reunião foi muito produtiva para todos os Conselhos tirarem as suas dúvidas e levar a demanda para os seus respectivos municípios. “Porque a Conferência de Saúde já está batendo na porta e nada melhor do que buscar orientação junto ao Conselho Estadual de Saúde. Foi bem louvável essa manhã e espero que tenhamos mais encontros para termos umas conferências municipais com muita produção para o SUS, que é uma vitória do povo brasileiro desde 1988, está na Constituição que é direito de todos os cidadãos e os municípios, os estados e a União devem oferecer uma saúde de qualidade, integral, igualitária e universal para toda a população brasileira e não pode ser diferente para o nosso estado de Sergipe”, ressaltou.

Etapas da Conferência de Saúde

A Conferência de Saúde é dividida em três etapas. A Nacional, que será a 17ª CNS, com o tema “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã Vai Ser Outro Dia”, e discutirá os eixos temáticos: O Brasil que temos. O Brasil que queremos; O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas; Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia; Amanhã vai ser outro dia para todas as pessoas. A Estadual, que é a 8ª Confesa prevista para ocorrer de 23 a 25 de maio do ano que vem. E as etapas municipais que podem acontecer até março de 2023.

Por Gleydiomar Souza Góis (Ascom/CES/SE)