Desta segunda-feira (5) até o dia 30 de outubro acontecem as campanhas de vacinação em todas as unidades de saúde básica do estado. Haverá foco na multivacinação, além de mobilização contra a poliomielite e sarampo.

No dia 17 será o dia “D” de divulgação e mobilização nacional. Para se imunizar as pessoas deverão apresentar a carteira de vacinação e documento de identificação nas unidades básicas de saúde, que atendem das 7h30 às 16h30, de segunda a sexta-feira. Em Aracaju, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a vacinação ocorrerá das 8h às 16h30, exceto nas unidades que estão com horário de atendimento estendido, cujo funcionamento vai até as 18h30.

A campanha contra a poliomielite (paralisia infantil) tem como público-alvo crianças de um a menores de cinco anos. A ação tem como objetivo reduzir o risco de reintrodução do poliovírus selvagem no país. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, 135.044 crianças deverão ser vacinadas com a Vacina Oral Poliomielite (VOP), desde que já tenham recebido as três doses de Vacina Inativada Poliomielite (VIP) do esquema básico. A meta mínima é vacinar 95% do grupo, ou seja, 128.292 crianças.

No caso da multivacinação, o objetivo é estimular a atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes a menores de 15 anos. Serão ofertadas todas as vacinas de rotina do calendário básico de vacinação da criança e do adolescente.

Já a do sarampo, que está na quarta fase, direcionada às pessoas de 20 a 49 anos. A necessidade, circulação do vírus do sarampo se mantém ativa no Brasil e diante das baixas coberturas vacinais em todo o país.