Com o apoio do Conselho Estadual de Saúde de Sergipe (CES/SE) foi realizada, na última sexta-feira, 2 de julho, de forma remota, a 1ª etapa para Sergipe do projeto “Formação para o Controle Social no Sistema Único de Saúde (SUS) – 2ª edição”. Este curso é uma iniciativa do Conselho Nacional de Saúde (CNS) e do Centro de Educação e Assessoramento Popular (Ceap) em parceria com a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) para conselheiros de saúde e integrantes de movimentos sociais que trabalham em defesa do SUS. A próxima etapa sergipana vai ocorrer em 16 de julho.
 
O objetivo deste treinamento é qualificar e fortalecer a atuação dos conselheiros de saúde e lideranças dos movimentos sociais que atuam na defesa do SUS em todo o Brasil. A 1ª edição foi realizada em 2017 de forma presencial. A 2ª edição, que ocorreria no ano passado, teve que ser reformulada em virtude da pandemia da Covid-19 e só iniciou com as etapas estaduais, de forma online, no final de abril deste ano.
 
Para Sergipe foram disponibilizadas 28 vagas para conselheiros estaduais e municipais de saúde e, líderes de movimentos sociais. Os participantes foram selecionados pela Comissão de Educação Permanente do CES/SE. De acordo com a participante sergipana e conselheira estadual de saúde pelo Segmento Gestor, Giselda Melo, a oficina é de qualificação. “Cada conselheiro que for treinado deverá ser multiplicador para os outros conselheiros, como também para outras instituições além do conselho”, frisou.
 
A presidente do Conselho Municipal de Saúde (CMS) de Nossa Senhora Aparecida, Valquíria Machado Souza, achou o 1º momento muito proveitoso, com várias orientações durante todo o dia. A programação foi de 8 horas às 17 h e teve como temas: “Covid-19, conceito de saúde e concepção de sociedade”; “História das políticas públicas de saúde e do SUS”; “Financiamento do SUS” e ainda houve a multiplicação de processos formativos.
 
A presidente do CMS de Arauá, Maria Aparecida Nascimento, também achou o treinamento excelente. “Foi maravilhoso. No início achei que seria tedioso por ser online, mas fui  surpreendida. Houve o momento de apresentação e as expectativas do curso, voltamos ao passado antes do SUS e a forma que era a saúde para a população geral. No debate, fomos direcionados para um ambiente dentro da mesma plataforma e formamos grupos para enfatizar as temáticas, em seguida fizemos apresentação do resultado da nossa discussão em grupo. Gostei demais. Os orientadores bem acolhedores, passaram uma atividade para casa e apresentaremos no próximo encontro. Já estou ansiosa pela próxima etapa”, enfatizou.

Por Gleydiomar Souza Góis