A Prefeitura de Aracaju ampliará a vacinação da quarta dose contra a covid-19 para pessoas com idade acima de 60 anos, a partir desta quinta-feira, 21. Neste dia, feriado de Tiradentes, o público poderá se dirigir a cinco pontos de imunização, das 8h às 13h, para receber a nova dose de reforço. Além disso, nos locais, também serão aplicadas as vacinas contra Influenza, sarampo (somente para profissionais de saúde) e as de rotina. Nos demais dias, a vacinação ocorrerá normalmente, em todas as 45 Unidades Básicas de Saúde.

"Damos mais um passo no sentido de avançar no reforço da imunização da nossa população. Agora chegou a vez da quarta dose das pessoas com mais de 60 anos. Quem já recebeu a terceira dose há quatro meses poderá tomar uma nova dose a partir desta quinta-feira, em Aracaju. Abriremos algumas unidades no feriado para que seja uma grande oportunidade de avanço na vacinação. Além disso, também faremos a imunização contra a Influenza para todos os idosos", destacou o prefeito Edvaldo Nogueira ao anunciar o novo cronograma municipal, nesta quarta-feira, 20.

Imunização no feriado

Nesta quinta-feira, dia 21, feriado de Tiradentes, a vacinação acontece de 8h às 13h, nas Unidades Básicas de Saúde Augusto Franco (Farolândia), Cândida Alves (Santo Antônio) e Edézio Vieira de Melo (Siqueira Campos). Também será possível receber a imunização no drive-thru instalado no Parque Governador Augusto Franco, Sementeira, na praça em frente à Estação Cidadania, no Bugio, ou através do Carro da Vacina.

Para ser vacinado, o cidadão deve apresentar o cartão de vacinação, documento de identificação com foto e comprovante de residência de Aracaju. No caso dos profissionais de saúde, é necessário, também, levar uma comprovação profissional, a exemplo de contracheque ou carteira de identificação profissional.

Esquema vacinal

Para a vacina contra a covid-19, a primeira dose  estará disponível para a população a partir dos 5 anos e a segunda será aplicada conforme o imunizante recebido na D1 (28 dias após para Coronavac, 21 dias para Pfizer adulto, 56 dias para Pfizer infantil, 86 dias para Astrazeneca).

A terceira dose será aplicada em pessoas com 18 anos ou mais, que receberam a D2 há quatro meses. Pessoas vacinadas com a Janssen que já receberam um reforço, estão com o esquema vacinal completo, ou seja, não precisam receber a D3 ou a quarta dose, já que uma aplicação é equivalente a duas. Idosos com 60 anos ou mais poderão tomar a D4 quatro meses após a data de aplicação da D3.

Programação semanal

A partir de sexta-feira, dia 22, os pontos de vacinação voltam a funcionar normalmente. Durante a semana, a imunização contra a covid-19 (1ª, 2ª, 3ª e 4ª doses) fica disponível em todas as UBS's, das 8h às 16h; nos shoppings Aracaju Parque, Riomar e Jardins, das 8h às 17h; e no drive-thru do Parque da Sementeira, das 8h às 13h.

As doses contra a Influenza e o Sarampo também serão aplicadas nos mesmos pontos e horários dos imunizantes da covid-19, assim como os documentos necessários permanecem os mesmos.