A Sociedade de Anestesiologia do Estado de Sergipe realizou na manhã de sábado, 25, o curso Salve uma Vida, no Hospital do Coração. Elaborado pela Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA), a capacitação para público não médico aconteceu em todas as regionais de anestesiologia, em comemoração aos 75 anos de fundação da entidade nacional. Mais de 80 pessoas, inclusive crianças, dedicaram a manhã para aprender como reconhecer quando uma pessoa estiver tendo uma parada, os procedimentos de devem ser feitos até a chegada de um profissional de saúde.

“Tínhamos programado a capacitação para 50 pessoas, mas o número de inscritos superou as nossas expectativas. Isso mostra que existe uma demanda de pessoas que querem ser treinadas e nos estimula a continuar realizando mais capacitações. Na aula, mostramos todos os procedimentos, que parecem simples, mas que realmente podem salvar a vida de uma pessoa que tem uma parada. São efetivos para que você consiga manter aquela vítima de parada cardíaca viva até que a equipe de saúde possa dar continuidade. E no curso, também orientamos chamar de imediato o serviço de urgência”, explicou o anestesiologista André Barreto, que coordenou a aula.

Um dos participantes, a professora de educação física Ana Fontes, aproveitou o curso gratuito para levar toda a equipe de instrutores da academia dela. “Esse curso é de extrema importância para todo mundo, pois uma parada cardiorrespiratória pode acontecer com uma pessoa, em qualquer lugar. E para nós que trabalhamos com atividade física, estamos sujeitos a situações como esta”, disse a instrutora, complementando que já estava buscando uma capacitação em reanimação cardiopulmonar (RCP) para a sua equipe, quando Dr. André Barreto falou sobre o curso.

“Quando ele disse que seria realizado gratuitamente, logo falei com a nossa equipe para fazer. Foi um curso maravilhoso, com todas as informações para qualquer leigo saber identificar um paciente com parada, o que fazer para tentar reanimá-lo  e até mesmo lembrar que é preciso acionar o serviço de urgência. E assim, podemos salvar uma vida e garantir uma melhor qualidade de vida do paciente”.

O aprendizado começa dentro de casa. Colaborador da Cooperativa dos Anestesiologistas de Sergipe (Coopanest-SE) há quatro meses, Emanuel Aragão Santos, também fez a capacitação. “Foi um aprendizado interessante, porque de fato podemos salvar uma vida. Uma parada é algo que pode acontecer em nosso convívio, em casa, no trabalho e até mesmo na rua. Recebi instruções de como identificar se a pessoa está tendo uma parada, como fazer a massagem cardíaca corretamente e instruções de como chamar socorro. Enfim, socorrer com segurança uma pessoa que esteja passando por essa situação, com chances reais de salvar a vida dela”, declarou Emmanuel.

Nas escolas

No ano passado, a Saese capacitou 270 alunos do ensino médio, de escolas públicas e particulares do Estado. O objetivo é treinar alunos  e profissionais não médicos em Reanimação Cardiorrespiratória (RCP), para reconhecer uma pessoa que esteja tendo uma parada cardíaca e fazer os primeiros procedimentos de reanimação, além chamar o serviço de urgência. Esse primeiro atendimento pode fazer a diferença na reanimação do paciente, reduzindo as sequelas da parada, e até mesmo salvar a vida dele.

Fonte: Ascom/Saese