Exame é de fácil acesso e baixo custo; especialista também recomenda boa alimentação e atividades físicas  

 No Brasil, segundo a Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), a doença renal atinge mais de 10 milhões de pessoas. Dessas, cerca de 150 mil estão em diálise - processo de estímulo artificial da função dos rins, tratamento indicado, geralmente, quando os órgãos têm apenas 10% de funcionamento. Outro dado alarmante é que, nos últimos 10 anos, o número de pacientes renais cresceu mais de 100% no país. 

Assim, o mês de março é determinado para intensificação da atenção à saúde renal e de incentivo à campanha de prevenção da doença. Nele é celebrado o Dia Mundial do Rim – comemorado, anualmente,na segunda quinta-feira do mês. Em alusão a data, o tema escolhido para 2024 foi: ‘Saúde dos Rins exame de Creatinina para todos – porque todos têm direito ao diagnóstico e acesso ao tratamento’.  

Médica nefrologista e professora do Curso de Medicina da Faculdade Ages, integrante da Inspirali, a vertical de ensino de Medicina do Ecossistema Ânima, Rita de Cássia Pedrosa destaca a importância da dosagem de creatinina para diagnóstico da doença. De acordo com a especialista, o exame, oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e que custa, em média, R$ 10 (dez reais) na rede privada, permite a avaliação da função renal e é um dos mais importantes para o diagnóstico precoce da doença renal. 

“De fácil acesso pelo Sistema Público de Saúde e baixo custo na rede privada, o exame de dosagem da creatinina detecta os estágios da função renal e deve ser feito, ao menos, uma vez por ano. Isso é imprescindível para o diagnóstico precoce, tratamento e que a doença não evolua para casos mais graves, inclusive a diálise”, alerta Dra. Rita Pedrosa. 

A nefrologista ainda destacou a importância do controle da diabetes, do peso e da pressão arterial para a saúde renal e citou o uso frequente de anti-inflamatórios, o tabagismo e o sedentarismo como fatores de risco para alterações renais. “Recomendamos uma alimentação saudável com baixa adição de sódio, açúcares e gorduras, um sono reparador, uma boa ingestão de água, atividades físicas e a ida regular ao médico. Evitando os excessos e com boas práticas é possível melhorar a condição geral da saúde. No entanto, recomendamos que pessoas com histórico de doenças renais na família tenham cuidado redobrado”, finalizou a médica. 

Sobre a Inspirali 

Criada em 2019, a Inspirali atua na gestão de escolas médicas do Ecossistema Ânima. É uma das principais empresas de ensino superior de Medicina no Brasil, com mais de 13 mil alunos e 14 instituições – localizadas em capitais como São Paulo, Belo Horizonte, Salvador, Florianópolis e Natal – e importantes centros de desenvolvimento do país, como Piracicaba (SP), São José dos Campos (SP), Cubatão (SP), Tubarão (SC), Vespasiano (MG), Irecê̂ (BA), Jacobina (BA), Guanambi (BA) e Brumado (BA). 


As graduações em Medicina seguem modelo acadêmico reconhecido entre os mais inovadores do mundo e pensado para formar profissionais de alta performance com uma visão integral do ser humano. O portfólio da Inspirali contempla também cursos livres e especializações focados na medicina integrativa e aborda temas relevantes no cenário global, a exemplo da pós-graduação em cannabis medicinal, primeiro curso na área certificado pelo Ministério da Educação (MEC). A aprendizagem digital ativa oferece recursos tecnológicos (robôs de alta fidelidade e realidade virtual e aumentada MedRoom) e apoio socioemocional, assim como as atividades práticas e o acompanhamento personalizado.