O Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) informa que devido ao ponto facultativo do Ano Novo, nesta sexta-feira, 31, o serviço de doação de sangue funciona em horário reduzido, das 7h às 11h, para atendimento dos cidadãos. Apenas o serviço de dispensação de sangue e hemocomponentes destinados à rede hospitalar, permanecem funcionando em regime de plantão 24 horas.

No sábado, 1° de janeiro, feriado, e domingo, 2, não tem expediente. Na segunda-feira, 3, a unidade retorna o funcionamento no horário regular, das 7h30 às 17h.

A diretora da Fundação de Saude Parreiras Horta (FSPH), Luciana Déda, convida a população para doar sangue, e ajudar a manter os estoques em nível de segurança  para suprir a demanda hospitalar.

“O Hemocentro tem a responsabilidade de  atender a demanda de todas as unidades hospitalares e maternidades do Sistema Único de Saúde – SUS, na capital e no interior, com quantidades adequadas de sangue para socorrer pessoas que precisam de transfusão sanguínea”, salientou a gestora.

De acordo ainda, com Luciana Déda, o principal desafio do Hemose é fidelizar doadores, ou seja, cidadãos que doam sangue com frequência, respeitando os intervalos. “Três meses para as mulheres e dois meses para os homens em cada doação”, alertou ela.

Doar sangue é um ato simples, tranquilo e seguro que não provoca risco ou prejuízo à saúde. Além disso, a doação é voluntária, anônima, altruísta, não remunerada. Para ser doador é preciso ser saudável, estar bem alimentado, ter mais de 50 quilos e idade entre 16 e 69 anos.

O doador não pode ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação e deve ter um repouso de pelo menos horas. Todo o processo de doação é rápido, seguro e indolor, leva cerca de 40 a 60 minutos.

Mais informações sobre os serviços através dos telefones: (79) 3225-8000, 3225-8039 e 3259-3174.