A Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL), unidade gerida pela Secretaria do Estado da Saúde (SES), vem oferecendo atendimento ao recém-nascido prematuro em situação de risco, através do ambulatório Follow-Up. Para quem não conhece, o termo “Follow-up” refere- se à continuidade do cuidado prematuro de risco após a alta hospitalar, visando garantir uma intervenção imediata, caso seja necessário. Quem explica é a coordenadora do Ambulatório Follow-Up, Thereza Azevedo.

Segundo ela, esse acompanhamento é uma estratégia muito eficiente para melhorar a atenção à saúde e, consequentemente, os prognósticos dos bebês. A coordenadora ressalta que o ambulatório tem como base uma equipe multidisciplinar e especializada para o acompanhamento e continuidade dos cuidados na terceira etapa do Método Canguru, que visa o desenvolvimento do bebê no contato pessoal com os pais, para bebês em situação de alto risco, até completar dois anos de idade.

“O objetivo é identificar os problemas dos bebês para detectar e intervir com terapias ou profilaxias dando suporte à família neste período, esclarecendo, apoiando, facilitando vínculos e possibilitando pesquisas em prematuridade para garantir avanços nos tratamentos”, disse Thereza.

Ela deixou claro que o espaço também incentiva a manutenção da rede social de apoio, corrigindo as situações de risco que o bebê possa estar passando como ganho inadequado de peso, sinais de refluxo, infecção e apneias. As profissionais também orientam e acompanham tratamentos especializados, além do esquema adequado de imunizações.

A coordenadora do ambulatório enfatizou que cirurgião pediátrico fica no Folow Up, prestando atendimento àqueles bebês que passaram por alguma cirurgia na maternidade ou que necessitam passar por intervenção cirúrgica posteriormente. “Durante a primeira infância, esses bebês são acompanhados sendo verificado se existe risco de sífilis e toxoplasmose”, observou Thereza. Os atendimentos acontecem de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 13h. O telefone para contato é (79)3218-9424.

 

Acolhidas

Edineide Teles dos Santos, natural de Itabaiana do povoado Cajaiba, engravidou pela primeira vez aos 30 anos. Ela deu entrada na Maternidade Nossa Senhora de Lourdes com uma gestação de alto risco apresentando Incompetência Istmo Cervical. Em abril de 2017, com 29 semanas e quatro dias, começou a sentir contrações. Na maternidade de Itabaiana, onde teve seu primeiro atendimento, a médica do plantão a encaminhou para a Nossa Senhora de Lourdes.

Edineide chegou na unidade com contrações e deu a luz à pequena Maria Rafaela, que nasceu 1 hora da manhã de parto prematuro, pesando 808 gramas.

“ Sou grata a todos profissionais da UTIN, Canguru, Follow-Up. Sem os cuidados que minha filha teve, ela não teria sobrevivido, o trabalho da equipe foi fundamental para sobrevivência dela. Que maravilha ter um projeto desse em Sergipe, que bênção dada por Deus. Todos que exercitam esse trabalho nesse projeto Canguru, que Deus abençoe, os ilumine, pois sem vocês, minha filha não estaria aqui. E quantos prematuros precisaram desse projeto? E quantos já precisaram? Minha filha foi um deles, minha filha é um milagre vivo com auxilio de anjos como, essa equipe multidisciplinar. A palavra é gratidão a vida de cada profissional, que fazem seus trabalhos com muito amor”, concluiu emocionada Edineide.

SES