A Gerência de Educação à Distância da Escola de Saúde Pública do Estado de Sergipe (ESP/SE), vinculada à Fundação Estadual de Saúde (Funesa), lançou edital para credenciamento de profissionais autônomos para atuarem na construção de cursos EAD. Os interessados devem ter experiência em Educação à Distância.

A responsável técnica pela manutenção da plataforma EAD, Ana Carla Ferreira Guedes, explica que os profissionais serão credenciados nos cursos, cujo público-alvo deve ser composto, preferencialmente, por profissionais da área da saúde que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS). A contratação obedecerá à ordem de credenciamento à a necessidade da instituição

Ana Carla observa que, a princípio, serão ofertados dois cursos. O curso ‘Investigação sobre os efeitos da vacina’, destinado à capacitação dos profissionais de saúde da atenção primária responsáveis pela aplicação dos imunizantes, tem como objetivo instruir o grupo a agir de forma imediata em casos de reações fortes à vacinação.

Já o outro curso, de Primeiros Socorros, tem como intuito capacitar a comunidade escolar, habilitando professores e todos os colaboradores das escolas da Rede Estadual de Ensino para assistir os alunos em casos de acidente. “Esse curso é fruto de uma cooperação entre a Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc) e a Funesa, voltado especialmente para a comunidade escolar”, ressalta Ana Carla. 

Cooperação entre Seduc e Funesa

A responsável técnica explica que a consolidação da Plataforma EAD da Funesa aconteceu após a criação da Escola de Saúde Pública, à qual foi implementada a Gerência de Educação à Distância. 

“Na plataforma, já foram hospedados cursos em parceria com a Organização Pan Americana da Saúde (OPAS) no período da pandemia e outros estão na etapa final de construção, como o curso oriundo de um Termo de Cooperação estabelecido entre a Funesa e Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc)”, detalha. 

Credenciamento

Para participar, os profissionais devem consultar o edital disponível no site da Funesa por meio do link https://funesa.se.gov.br/wp-content/uploads/2022/12/Edital-de-Credenciamento-01-2022-Docentes-Conteudistas-para-EAD.pdf e identificar o seu perfil preenchendo os requisitos solicitados.