Neste sábado, 13, o Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) abre das 7h às 11h, para doação de sangue e manutenção dos estoques de todos os grupos sanguíneos, O, A, B e Ab, positivo e negativo.

A abertura também cumpre o calendário do programa 'Sabadão Solidário', em que o hemocentro funciona um sábado ao mês, para facilitar o acesso do cidadão que não consegue fazer sua doação de sangue durante a semana.

"No sábado temos um público que não trabalha em Aracaju e no interior. Por isso, que estabelecemos uma data a cada mês, para o hemose funcionar, assim podemos ampliar as doações e consequentemente os estoques", destaca a gerente de Ações Estratégicas, Rozeli Dantas.

Conforme ainda, a assistente social, as doações de sangue permanecem oscilando e apresentando baixas constantes desde o início do ano. "Por dia coletamos uma média diária de 46 a 60 bolsas. O ideal é termos uma constância com pelo menos, 80 a 100 doações ao dia", salienta a gestora.

Para doar sangue é preciso estar bem de saúde, ter idade entre 16 a 69 anos, peso acima de 50 Kg e comparecer ao órgão bem alimentado, portando um documento de identificação original e oficial. Menor de 18 anos deve apresentar o termo de autorização assinado pelos pais ou responsável legal.

Mais informações através dos telefones: (79) 3225-8039 e 3259-3174 ou pelo email: ssocial.hemose@fsph.se.gov.br.