Ainda dá tempo de fazer a última doação de sangue antes do feriado de Ano Novo. Nessa terça-feira, 31, o Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) funcionará das 7h às 11h. Na quarta-feira, 1º de janeiro, feriado da Confraternização Universal, não haverá expediente. A unidade continuará com a liberação de sangue e hemocomponentes para a rede hospitalar em regime de plantão 24 horas.  

Os serviços de doação de sangue e atendimento ambulatorial retornarão à rotina na quinta-feira, 2, das 7h30 às 17h. De acordo a gerente de Ações Estratégicas do Hemose, Rozeli Dantas, a abertura da unidade durante o ponto facultativo tem como objetivo a manutenção e ampliação dos estoques de todos os grupos sanguíneos: O, A, B e AB, positivos e negativos.  

“Nestes períodos que antecedem as festas, observamos uma redução de mais de 10% nas doações de sangue, por isso o serviço mantém o funcionamento por meio período. Esperamos que todos que puderem nos apoiar compareçam, para assegurar o atendimento à demanda transfusional dos pacientes assistidos na rede hospitalar”, salienta a gestora, ao convidar a população para colaborar.  

Estoques  

O hemocentro trabalha intensamente para atingir a meta de 120 doações diárias. Atualmente, esse número oscila entre 90 e 100 coletas, quantitativo insuficiente para formar um estoque de segurança fundamental para atender situações de emergência, como, por exemplo, acidentes de trânsito. A doação deve respeitar intervalos: homens podem doar a cada 60 dias e mulheres, a cada 90 dias.  

Critérios

Para doar sangue, é preciso estar bem de saúde, ter idade entre 16 e 69 anos, peso acima de 50 kg e comparecer ao órgão bem alimentado, portando um documento de identificação original e oficial. Menores de 18 anos devem apresentar o termo de autorização assinado pelos pais ou responsável legal. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 79 3225-8019, 3225-8039, ou pelo e-mail: ssocial.hemose@fsph.se.gov.br