No Hospital Nossa Senhora da Conceição, em Lagarto, que funciona como unidade de retaguarda para atendimento de pacientes com a Covid-19 a partir de parceria com o Governo do Estado, quem precisa ficar hospitalizado para uma melhor recuperação está recebendo visitas virtuais de amigos e familiares durante os dias de internação.
O método de comunicação virtual nos leitos tem o intuito de humanizar o ambiente hospitalar e amenizar a angústia dos pacientes e familiares neste momento de internação, além de garantir o direito de poder receber informações do quadro clínico do paciente.
As visitas virtuais são organizadas pelo hospital e também podem acontecer dentro da UTI, com pacientes que apresentam quadro estável. Para isso, a equipe da HNSC está seguindo rigorosamente o protocolo de segurança estabelecido pelo Ministério da Saúde, incluindo a higienização do equipamento que é utilizado para os encontros on-line.
Internada na UTI desde o dia 2 de julho, a aracajuana Maria Moura, de 47 anos, foi uma das beneficiadas com as visitas virtuais. Seu filho, Paulo Moura, também internado na UTI, devido ao coronavírus, teve a oportunidade de rever a família Moura, que está em casa esperando a recuperação da mãe e filho.
O paciente da enfermaria Bonifácio Loureiro, de 51 anos e residente em Porto da Folha, está sem a presença de pessoas queridas desde a sua internação pelo diagnóstico da Covid-19. Para ele, a possibilidade de um encontro virtual aquece o coração e humaniza o ambiente hospitalar.
Fonte: Ascom/HNSC