O vínculo entre a mãe e o bebê é muito forte nos primeiros dias após o parto. O recém-nascido precisa de toda a atenção, recebendo os cuidados necessários da família. Para a biomédica Jacqueline Lívia Barbosa, o momento de conexão e proximidade foi marcado pela saudade.  

Sete dias após dar à luz ao segundo filho, Jacqueline foi levada pelo esposo ao Hospital Unimed por apresentar complicações decorrentes da cesariana. Desde o dia 12 de fevereiro ela está internada na instituição e, nos primeiros dias, precisou ficar em observação na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).   

Ficar longe do bebê recém-nascido, do primeiro filho e da família, deixou a paciente bastante fragilizada. Ao observar a situação, a equipe assistencial do Hospital Unimed analisou o quadro de Jacqueline e percebeu que ela poderia receber uma rápida visita da família.   

“A paciente estava muito triste, porque não via os filhos há alguns dias. Então, com todos os cuidados necessários, proporcionamos um encontro entre eles. Esse encontro revigorou e deu forças à Jacqueline para continuarmos nesse processo de reabilitação”, destaca Bruna Yonara Oliveira Nascimento, coordenadora de enfermagem da UTI do Hospital Unimed.   

Atendimento humanizado  

Jessika Ramos, enfermeira da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar, comenta que o encontro da paciente com a família foi possível graças ao atendimento humanizado que é marca da Unimed Sergipe.   “Avaliamos o caso e identificamos que a paciente já apresentava estabilidade para ser transportada fora da UTI. Tudo foi feito de forma controlada, com uso de máscaras, higiene das mãos, tempo delimitado e acompanhamento permanente da equipe da UTI”, descreve a enfermeira.   

Ao analisar a importância da ação, Jessika salienta que os processos de adoecimento afetam a saúde emocional. “No caso de Jacqueline, percebemos que receber essa visita seria importante para suprir uma necessidade psicossocial, que seria importante para a cura física”, conta.   

Avanços na recuperação  

Após dias de internamento na UTI, Jacqueline apresentou melhora no quadro de saúde e foi transferida para a enfermaria, onde continuará o tratamento e poderá receber a visita regular dos familiares.