O infectologista Marco Aurélio Góes a partir desta sexta-feira, 8, assume a gestão da Diretoria de Vigilância em Saúde ( DVS) da Secretaria de Estado da Saúde (SES).  O médico que está sucedendo a então Secretária interina Mércia Feitosa, atua na linha de frente do combate ao  coronavírus no Estado e destaca que a diretoria é um grande desafio nesse momento de pandemia.

“O meu objetivo é  manter um trabalho  de vigilância que já existe, lembrando que temos  várias outras  situações, continuamos tendo outros agravos como a tuberculose, hanseníase, dengue, acidentes de trabalho, ou seja, agora temos tudo isso em um contexto de pandemia que precisa de uma mobilização especial. Então, é um grande desafio, que não é só  da vigilância é também da secretaria e da população”, disse.

O médico destaca que como tem muitos anos trabalhando com a equipe, a integração e os objetivos são mais sólidos. “Já trabalho com essa equipe há algum tempo, que é integrada e coesa. Queremos manter esse trabalho e  incrementar o que  a secretaria tem previsto para os próximos meses, seja de ampliação de leitos, vigilância de casos, investigação  dos óbitos. É uma continuidade desse trabalho”, garante.

Trajetória

Formado pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), o médico fez residência no Instituto  de  Infectologia Emílio Ribas, mestrado  de Saúde e Ambiente  na Universidade  Tiradentes  (Unit) e doutorado  de Ciências em Saúde também na UFS. Dr. Marco Aurélio começou a trabalhar na Secretaria de Estado da saúde em 2002, iniciando  no Hospital de Urgência de Sergipe.  Desde 2008 atua na Vigilância Epidemiológica. Além disso, exerce o papel de docente na UFS,  no curso de medicina desde 2012.