A Coordenadoria de Saúde Mental da Secretaria de Estado da Saúde (SES) convida a população sergipana a participar da cultura da saúde mental, uma proposta da campanha Janeiro Branco, lançada em 2014, por psicólogos de Uberlância (MG). O objetivo é o de propor que as pessoas, neste início de ano,  reflitam sobre si mesmas, que parem e revejam como elas estão  lidando com a vida, como estão as suas emoções, o que lhes causa bem estar ou lhes incomoda.

“Janeiro é o mês da saúde mental e por isso é importante que as pessoas olhem para dentro de si mesmas e pensar sobre como está conseguindo viver, como está se colocando diante do mundo, como está se vendo e como os outros as veem. Eu me amo? Os outros me amam? Como me relaciono com as pessoas? Essa é uma reflexão necessária”, orientou a coordenadora de Saúde Mental da SES, Renata Roriz.

Dentro desse contexto, ela sugere que as pessoas exercitem a saúde mental com esse tipo de reflexão sempre que possa. A orientação é que as pessoas usem pelo menos cinco minutos de seu tempo, em um ambiente de quietude para se interiorizar, conhecendo-se melhor, ver o que precisa e o que deixa de precisar. Para motivar o engajamento da população, a Coordenação de Saúde Mental irá desenvolver uma campanha nas redes sociais e ministrar palestras em alguns municípios do Estado.

SES