A doação de sangue é um ato de responsabilidade social que vem conquistando novas adesões, como a adolescente Maria Clara Lima Passos. “Estou feliz em acompanhar minha mãe, sinto que fiz algo positivo que vai ajudar alguém”, declarou a ginasta, na sala de Coleta do Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose).

Do outro lado da sala, a técnica em enfermagem Darlene Lima Passos, mãe da nova doadora, contou que começou a doar sangue ainda muito jovem. “Nessa época eu entendi a importância do serviço. Depois que fui trabalhar nos hospitais vi a necessidade dos pacientes, por isso estou incentivando minha filha a ajudar. Independe da pessoa, temos que nos colocar no lugar do outro”, ponderou Darlene.

De acordo com a gerente de Ações Estratégicas, Rozeli Dantas, o Hemocentro vem recebendo muitos doadores de primeira vez. “Acredito que a solidariedade sempre fala mais alto, principalmente em momentos como este que vivemos essa pandemia do cororonavírus. A atitude da mãe e da filha mostra que a união faz a diferença e salva vidas”, destacou.

Conforme a gestora o serviço de doação de sangue enfrenta uma crise na redução de comparecimentos de voluntários a unidade. “Por causa da pandemia que restringe a mobilidade social, estamos com um déficit que chega a mais de 50%, com uma média de 50 doações de sangue ao dia. Esperamos contar com o apoio de todos os cidadãos para manter o atendimento das transfusões de pacientes internados nos hospitais”, convidou.

Doação

Para doar é preciso está bem de saúde, ter idade entre 16 a 69 anos e pesar acima de 50 quilos. A unidade funciona diariamente de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 17h. Mais informações através dos telefones: (79) 3225-8000, 3225-8039 e 3259- 3174.