Quantas mulheres que você conhece se sentem sobrecarregadas? Manter o equilíbrio e realizar diversas tarefas ao mesmo tempo é um desafio para a maior parte delas: no cotidiano, desempenhar os compromissos profissionais e pessoais em uma sociedade ainda machista acaba gerando uma alta dose de estresse e ansiedade. Nesse sentido, a prática de Yoga e relaxamento tem sido uma grande aliada para a saúde feminina nos últimos anos.

Originado na Índia há milênios atrás, o Yoga é uma filosofia teórica e prática cujos benefícios já foram comprovados cientificamente ao redor do mundo. “O Yoga é uma excelente ferramenta para o bem estar. Além de gerar vitalidade, reduzir dores, e melhorar a flexibilidade, a prática também promove saúde mental, nos ajudando a lidar com pensamentos e emoções frente às dificuldades da vida”, conta Ruhan Victor Oliveira, professor de Yoga há quase 10 anos.

Entre os milhões de adeptos por aí, as mulheres ocupam lugar significativo em escolas e eventos relacionados à prática. “Elas são a maioria entre os praticantes e por razões especiais: além das demandas do cotidiano, o Yoga traz melhorias em várias fases específicas da vida da mulher, como no período pré menstrual, na gravidez e até mesmo durante a menopausa”, explica o professor.

Para Ruhan, a grande participação feminina também tem a ver com uma palavra chave nos últimos tempos: autocuidado. “Estatisticamente as mulheres são quem tem mais pré disposição a cuidarem melhor de si mesmas. E como o Yoga é muito adaptável, essa prática se torna uma poderosa aliada na redução do estresse e da ansiedade e na promoção da saúde no geral. É como uma pausa importante na rotina”, finaliza Ruhan.

Imagens: Instituto Florescer Aracaju