A Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) do Hospital de Urgências de Sergipe Governador João Alves Filho (Huse) zerou a fila de espera para os pacientes com câncer que precisam fazer radioterapia. 

Ao identificar o tipo e a localização do tumor,  inicia-se  o planejamento para o tratamento com a participação de profissionais das áreas médica e física, então é escolhido o tratamento, a radiação e como será administrada. O procedimento é realizado por aceleradores lineares, equipamentos de alta tecnologia que emitem radiação ionizante para a área exata em que está localizado o tumor  visando diminuir ou combatê-lo.

Em 2020 concluíram o tratamento de radioterapia na Unacon do Huse 832 pacientes. Atualmente não há  fila de espera, a partir da consulta com o médico radioterapeuta e cadastro no complexo regulatório o paciente entra na programação das sessões sendo liberado o tratamento que se inicia em até 15 dias na Rede Estadual de Saúde. 

A superintendente do Huse, Adriana Meneses, conta que radioterapia é uma categoria de tratamento definido pelo médico do paciente. “A diminuição à zero da fila de espera é um  ganho para os pacientes oncológicos que recebem o tratamento contínuo, com mais atenção e humanização, isso possibilita também o acesso mais cedo ao tratamento aumentam as chances do paciente vencer a luta contra o câncer”, afirma.

Na unidade são oferecidos também serviços de quimioterapia, hematologia, oncologia pediátrica e ambulatorial com assistência especializada e integral ao paciente com câncer, atuando desde o diagnóstico, estadiamento e tratamento, garantindo os serviços de assistência oncológica com segurança ao paciente.

O Hospital aumentou a  capacidade de tratamento com a implantação do segundo aparelho de radioterapia. Além da parceria com o Hospital de Cirurgia e a contratualização com a clínica Clinrad foi possível zerar a fila, que em janeiro de 2018 chegou a 320 pacientes.