A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), informa que foi confirmado um caso de febre maculosa no município. O diagnóstico é de uma pessoa do sexo masculino, 15 anos de idade, residente no bairro Porto Dantas, que convive diariamente com cavalos, cães e galinhas e sem histórico de viagem recente. O paciente já recebeu alta, está bem e segue rotina normalmente. 

No dia 19 de junho, o jovem procurou o Hospital Regional José Franco Sobrinho, localizado no município de Nossa Senhora do Socorro, com quadro de febre, náusea, cefaleia, dor abdominal, mialgia, prostração, astenia e tosse piosanguinolenta (sintomas leves). Foi realizado coleta para febre maculosa e arboviroses, cujo resultado do dia 22 de junho foi positivo para chikungunya. Após melhora do quadro, paciente recebeu alta no dia 26 de junho.

O resultado da primeira coleta para PCR, que detectou febre maculosa, saiu em 20 de julho. O Centro de Informações Estratégicas em Saúde (CIEVS) da Secretaria Municipal de Saúde segue em monitoramento do paciente, aguardando o resultado da segunda amostra da sorologia e dos carrapatos recolhidos no cavalo. 

Após a confirmação, uma equipe do Centro de Controle de Zoonozes (CCZ/SMS) esteve no endereço do paciente para iniciar as investigações sobre o caso. Familiares relataram que o jovem tem o hábito de circular no bairro montado a cavalo, e que leva o animal para banhar em um riacho da localidade, o chamado riacho do moreno. A residência é toda revestida, e não foi encontrado carrapato - vetor da febre maculosa - no ambiente interno e nem externo da casa. Contudo, no cavalo da família foram coletados carrapatos, os quais foram encaminhados para análise no Laboratório Central de Saúde Pública de Sergipe (Lacen). 

A equipe do Centro de Controle de Zoonozes realizou um bloqueio e desenvolveu ações em sete quarteirões, nos quais 160 residências foram visitadas no peri e intradomicílio, sendo realizados as seguintes ações: educação em saúde para a população acerca da doença a fim de conscientizar a população; busca ativa de pessoas e animais com sintomas, o qual não foi identificado nenhum caso suspeito; realizada coleta de carrapatos em dois eqüinos; identificado dois terrenos onde ficam os cavalos como ambientes favoráveis a presença do carrapato; realizado coleta de sangue nos treze cães domiciliados, restando dois cães e dois equinos para sorologia de febre maculosa. 

Febre maculosa 
A febre maculosa é uma doença transmitida pelo carrapato-estrela ou micuim, infectado pela bactéria Rickettsia rickettsii. O carrapato-estrela não é o carrapato comum, encontrado geralmente em cachorros, mas se trata da espécie Amblyomma cajennense, que pode ser encontrada em bois, cavalos, cães, aves domésticas, gambás, coelhos e especialmente na capivara. 

Para haver transmissão da doença, o carrapato infectado precisa ficar por um tempo prolongado fixado na pele das pessoas. Os carrapatos mais jovens e de menor tamanho são os mais perigosos, porque são mais difíceis de serem vistos. Não existe transmissão da doença de uma pessoa para outra.