Com o objetivo de prevenir a disseminação do novo coronavírus (covid-19) entre as pessoas em situação de rua que aceitaram o acolhimento emergencial da Prefeitura de Aracaju, a Secretaria Municipal da Assistência Social, em parceria com o Programa Consultório na Rua, da Secretaria da Saúde, realizou, nesta terça-feira, 28, no antigo prédio do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Terezinha Meira, no bairro Olaria, testes preventivos e orientação sobre os cuidados que devem ser tomados para evitar o contágio do vírus. 

Seguindo às recomendações do Ministério da Saúde, a ação é fruto do trabalho intersetorial que vem sendo desenvolvido pelas equipes das duas pastas, com a pretensão de conter o avanço do vírus no território aracajuano e atender às necessidades das pessoas acolhidas no que se refere à saúde. Todos os usuários testaram negativo para o novo coronavírus.

Atualmente, no prédio onde foi realizada a ação, estão acolhidos aproximadamente 15 pessoas que vivem em condição de rua. Segundo a coordenadora do Consultório na Rua, Jayane Trindade, o trabalho é composto de duas equipes formadas por médicos, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais e técnicos de enfermagem e visa combater a disseminação do coronavírus entre a população em situação de rua. 

“O trabalho se resume em fazer o mapeamento das pessoas com sintomas gripais, orientar sobre os sintomas e maneiras de prevenção e, também, distribuir máscaras de tecido às pessoas em situação de rua, reforçando a obrigatoriedade do uso da peça. Entendemos que as redes devem se somar e atuar com o mesmo foco: combater o coronavírus e proteger a população em situação de rua”, explicou Jayane.

De acordo com a técnica de referência da Abordagem Social, trabalho da Assistência Social de Aracaju destinado à população em situação de rua, Sanoli Gonzaga, a parceria com o programa da Secretaria da Saúde foi firmada muito antes da pandemia do novo coronavírus e, em meio à crise formada, o trabalho foi fortalecido. 

“O Consultório na Rua é um serviço da Saúde que temos uma ligação muito forte, por se tratar de um programa destinado à população em situação de rua, que faz parte do nosso público. Agora, com o surgimento do coronavírus, a Saúde se faz ainda mais presente na vida das pessoas em situação de rua, principalmente daquelas que aceitaram o acolhimento emergencial. É, na verdade, uma parceria que tem dado muito certo e que, sem dúvida, tem cumprido seu papel no combate ao vírus”, avaliou Sanoli.