Nesta quinta-feira, 27, é comemorado, no Brasil, o Dia do Pediatra. A data foi escolhida em alusão à fundação da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). O trabalho desse profissional ganha destaque no Hospital de Urgências de Sergipe Governador João Alves Filho (Huse), que conta com uma unidade pediátrica de alta complexidade, sendo a única do estado em atendimento terciário em pediatria para usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). 

O setor de pediatria do Huse conta com equipamentos de alta tecnologia e uma equipe multidisciplinar especializada em tratamento de pacientes críticos, bem como as mais diversas especialidades médicas.

De acordo com a médica pediatra e coordenadora da unidade pediátrica do Huse, Christianne Souza Barreto, o papel da especialidade no hospital é atuar no tratamento de crianças que chegam ao serviço com problemas de saúde já graves. “Os pacientes são internados na nossa unidade, normalmente referenciados de outros serviços hospitalares, e pela complexidade da grande maioria dos casos, o processo de desospitalização é iniciado no momento da admissão, trabalhando com processo terapêutico singular e com olhar multidisciplinar para prover a melhor assistência possível a cada paciente individualmente”, explica.

A médica conta que a sua paixão pela pediatria surgiu desde o primeiro contato com a especialidade. “Quando entrei na faculdade de medicina, eu achava que seria anestesista, até o momento que tive o primeiro contato com a pediatria. Fui tomada por uma sensação muito boa e me encantei com a especialidade. A pediatria é a especialidade que atua em um momento da vida do ser humano de forma preventiva, a ponto de mudar a história desses seres tão apaixonantes, que são as crianças”, disse.

Atendimento de média complexidade no Hospital da Criança

O Hospital da Criança Dr. José Machado de Souza (HC) se tornou referência em atendimento pediátrico de média complexidade no estado e, desde a sua inauguração, em 2021, já atendeu quase 70 mil crianças em menos de dois anos de funcionamento.

O HC atende, exclusivamente, bebês a partir de 29 dias de vida e crianças com até 12 anos, 11 meses e 29 dias de idade com demandas de urgência em pediatria geral, ortopédica, oftalmológica, otorrinolaringologia e cirúrgica. Além disso, o hospital também conta com gastropediatra, infectopediatra, cardiopediatra e anestesistas.

Segundo a superintendente do Hospital da Criança, Catharina Costa, o principal papel do pediatra é prestar uma assistência de qualidade à criança e ao adolescente. “O Hospital da Criança, desde a sua fundação, vem trabalhando sempre com o intuito de superar os desafios, oferecendo estrutura adequada para que possa refletir em um atendimento de excelência para os pacientes”, destacou Catharina Costa.

Pediatria na MNSL 

A maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL) é referência em partos de alto risco em Sergipe e conta com 75 médicos pediatras, que atuam no atendimento dos bebês nascidos na unidade. 

Segundo a pediatra e neonatologista, Klebiana de Barros, na MNSL são avaliados, em média, 18 bebês por dia. “Nosso trabalho é fazer o exame físico, avaliar a amamentação, ver se tem icterícia ou alguma infecção, porque os nossos pacientes são de risco, normalmente eles têm patologias, ou as mães que têm. Eles ficam em média 48 horas no alojamento conjunto, mas podem ficar um pouco mais se precisar usar antibiótico ou fototerapia”, afirmou.

A médica acrescentou que, no centro cirúrgico, o bebê nasce recepcionado pelo pediatra e, a depender do quadro clínico, pode ir para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI), para a Unidade Intermediária ou para as alas, o que exige uma dedicação diferenciada do profissional. “Como a MNSL é de alto risco, o pediatra precisa de uma reciclagem e atualização, porque existem técnicas para serem utilizadas com os bebês prematuros”, completou.