Seguindo o tema da Semana Mundial da Amamentação deste ano:“Apoiar a amamentação por um planeta mais saudável”, a  Secretaria de Estado da Saúde (SES) realizou um webinário estadual de aleitamento materno, em alusão ao Agosto Dourado, e na última sexta-feira, 18, recebeu  do site Word Breastfeeding Week 2020, vinculado à Organização Mundial da Saúde (OMS), um certificado internacional pela iniciativa, que coloca o evento dentro do mapa mundial pela capacidade de articulação, abordagem do tema, alcançando um número expressivo de visualizações.

Para a diretora da Atenção Primaria à Saúde (Daps), Flávia Diniz, essa certificação possibilita o incentivo às próximas práticas de apoio e promoção ao aleitamento materno. “Esse reconhecimento internacional foi resultante da participação ativa das áreas técnicas envolvidas da SES/Daps juntamente com os participantes: profissionais de saúde, acadêmicos e representantes Estaduais, Nacionais e Internacionais que acreditaram no sucesso deste evento. Essa certificação trouxe uma constatação: a seriedade do trabalho e o estímulo para que a gente possa de fato continuar nessa caminhada, acreditando que grandes eventos possam ser idealizados e realizados com repercussão positiva”, concluiu.

A Referência Técnica da Saúde da Criança e do Adolescente (RT), Helga Muller Mengel, o webinário foi muito bem estruturado. “Fazemos esse seminário anualmente pra comemorar o mês do Agosto Dourado que já é instituído por Decreto e executado pela SES. Tivemos o prazer de ter palestrantes renomados neste evento, entre elas, a Dra. Fernanda Monteiro que é conhecida nacionalmente e internacionalmente. Posteriormente o evento foi cadastrado no WABA através de relatório e fotos e para nossa surpresa, tivemos o reconhecimento internacional”, relatou.