A Secretária de Estado da Saúde, Mércia Feitosa, realizou durante dois dias, uma visita ao Centro Colaborador do Planifica SUS em Uberlândia, Minas Gerais, acompanhada da diretora de Atenção Primária à Saúde, Flavia Diniz, a coordenadora estadual da APS, Gildete Ávila, e do presidente do Conselho dos Secretários Municipais de Saúde (Cosems), Enock Ribeiro.

A Secretária e equipe técnica foram recebidas pelo superintendente regional de saúde de Uberlândia, Marcelo Pires, representando o  secretário de Estado
da Saúde, e por Gladistone Cunha Filho, secretário municipal de saúde. O objetivo foi conhecer a estrutura do Planifica SUS em Uberlândia, toda a rede ambulatorial, especializada e hospitalar, visando a ampliação do projeto em Sergipe, que já tem duas regiões atendidas: Itabaiana e Lagarto.

Recepcionada pelo prefeito Odelmo Leão, Mércia disse que a visita foi bastante proveitosa. "Processos de trabalho consolidados, grande articulação entre APS e Rede Especializada. A presença do Cosems foi estratégica porque irá nos ajudar na mobilização dos municípios. Daqui levaremos exemplos de experiências exitosas. 
Fortalecer a APS é fundamental para avançarmos na construção da rede. Nossos agradecimentos ao prefeito Odelmo e toda sua equipe que nos recebeu de braços abertos", afirmou.

PlanificaSUS

O projeto de Planificação da Atenção à Saúde (Planifica SUS) busca qualificar a rede de saúde e ampliar a sua resolutividade, atuando na promoção e prevenção. O Planifica vem com uma proposta diferencial, que é o modelo de atencao centrado na continuidade do atendimendo ao paciente. Esse é um olhar diferenciado, acompanhando o paciente que se encontra e que fica dentro do seu território na Unidade Básica em um complemento ao cuidado.