No Dia Mundial de Combate ao Sedentarismo, especialista destaca os riscos de uma vida sedentária e dá dicas

O sedentarismo, caracterizado pela falta de atividade física regular, é um problema que vem crescendo em todo o mundo e está associado a uma série de doenças crônicas, como obesidade, diabetes, hipertensão, doenças cardiovasculares e até mesmo alguns tipos de câncer. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), em relatório publicado no ano passado, é possível que o sedentarismo resulte no desenvolvimento de doenças cardíacas, obesidade, diabetes e outras doenças crônicas não transmissíveis em até 500 milhões de pessoas até o ano de 2030. 

No contexto brasileiro, em 2020, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) estimou que 40,3% das pessoas adultas são consideradas sedentárias. O  Brasil  ocupa também o primeiro lugar do ranking dos países mais sedentários  da América Latina. 

Por conta disso, o dia 10 de março é instituído como o Dia Mundial de Combate ao Sedentarismo. A data tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da prática regular de atividade física para a saúde e a sua importância na prevenção de doenças.

De acordo com Marcelo Mota, coordenador do curso de Educação Física do Centro Universitário Estácio em Sergipe, a prática regular de atividades físicas é essencial na busca por uma melhor qualidade de vida. “É importante adotar um estilo de vida ativo, com prática regular de atividades físicas, que pode incluir caminhada, corrida, natação, ciclismo,musculação, dança, entre outros”, destaca Mota. O especialista explica ainda que é necessário complementar as práticas com outras estratégias. “Além disso, é fundamental adotar hábitos saudáveis como uma alimentação balanceada, hidratação adequada, sono de qualidade e redução do consumo de álcool e tabaco”, acrescenta. 

Segundo o professor, para obter os benefícios da atividade física, é recomendado praticar pelo menos 150 minutos de atividade moderada ou 75 minutos de atividade intensa por semana. Porém, nem todas as pessoas conseguem se adequar a essa realidade. Nesses casos, é importante lembrar que a atividade física não precisa ser necessariamente em uma academia ou praticada de forma intensa. Caminhar, subir escadas, dançar, praticar esportes, tudo isso conta como atividade física e pode trazer benefícios para a saúde “Qualquer atividade física é melhor que nenhuma e pequenas mudanças no estilo de vida, como subir escadas em vez de usar o elevador, podem fazer a diferença a longo prazo”, explica o profissional. 

Portanto, neste Dia Mundial de Combate ao Sedentarismo, é importante lembrar que a atividade física é fundamental para manter uma vida saudável e prevenir doenças. Adotar hábitos saudáveis e incluir a atividade física na rotina diária pode fazer uma grande diferença na qualidade de vida das pessoas. “A data é uma oportunidade para conscientizar a população sobre a importância da atividade física regular e os benefícios que ela pode trazer para a saúde física e mental”, finaliza Mota.