O governador de Sergipe, Fábio Mitidieri, comemorou, nesta terça-feira, 5, a aprovação de crédito externo de US$ 36 milhões, após a autorização da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado Federal. A iniciativa conta com o aval da União e será realizada em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), para financiar parcialmente o Programa de Fortalecimento das Redes de Inclusão Social e de Atenção à Saúde (Proredes) em Sergipe. O projeto agora segue para votação no Plenário.
A Mensagem do Senado Federal (MSF) 59/2023, proposta pela Presidência da República, recebeu parecer favorável do senador Laércio Oliveira (PP-SE) e foi apresentada pelo senador Alessandro Vieira (MDB-SE). O empréstimo, equivalente a cerca de R$ 179 milhões, possui um prazo de pagamento total de 294 meses, incluindo 72 meses de carência e 222 meses de amortização.
O Proredes visa aprimorar significativamente os serviços de saúde em Sergipe, concentrando-se em ampliar o acesso e a qualidade dos cuidados médicos no estado. O programa também busca modernizar os processos de assistência e gestão, notavelmente por meio da implementação de soluções digitais na área da saúde.
O governador Fábio Mitidieri destacou a importância desse crédito para impulsionar os serviços de saúde em Sergipe e melhorar a vida de seus cidadãos. "É com grande alegria que celebramos a aprovação desse crédito tão importante para Sergipe. Com o apoio da União e do BID, estamos prontos para transformar a saúde em nosso estado, proporcionando acesso de qualidade aos serviços médicos e modernizando nossos sistemas de atendimento”, considerou.
Segundo Mitidieri, a conquista é um passo significativo em direção a um futuro mais saudável e próspero para todos os sergipanos. “Agradeço a todos que contribuíram para tornar essa conquista possível. Não tenho dúvidas de que, por meio do Proredes, conseguiremos transformar a vida do nosso povo sergipano”, acrescentou o governador.
Benefícios do Proredes
Os resultados esperados com a execução do programa incluem a expansão dos serviços oncológicos e materno-infantis, o treinamento de gestores e profissionais da saúde, bem como o aprimoramento da gestão hospitalar e da logística de medicamentos.
O plano apresentado pelo Governo do Estado ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) tem como foco central a modernização da gestão da saúde no estado. Isso inclui investimentos em equipamentos de informática e software, a implantação de um Sistema de Registro Eletrônico de Saúde, a introdução de sistemas de gestão hospitalar e serviços ambulatoriais, bem como o desenvolvimento de um portal online para pacientes, profissionais de saúde e gestores.
Os recursos também serão direcionados para reformas essenciais em instalações hospitalares, como o Hospital Infantil e Hospital Nossa Senhora de Lourdes, e para equipar o Hospital do Câncer de Aracaju (HCA), que atualmente está em construção. Além disso, abrangem melhorias no Laboratório Central de Saúde Pública e no edifício do Centro de Atendimento Diagnóstico por Imagem, além do fortalecimento da Escola de Saúde Pública. Outras medidas incluem a aquisição de ambulâncias para a rede de saúde e a compra de equipamentos para postos de saúde e para três maternidades em Sergipe.