Um caso de suspeita de mormo está sendo investigado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES). A paciente está internada no Hospital de Urgências Governador João Alves Filho (Huse). A informação foi divulgada na manhã desta segunda-feira, 31.

Segundo a nota, já foram realizados alguns exames, mas o teste principal para diagnóstico da doença sairá nos próximos dias. "Ressaltamos que o estado clínico da paciente é considerado bom, mas ela segue isolada até que o resultado final dos exames sejam concluídos", disse.

Continua a nota da SES: "Embora seja de ocorrência não habitual em seres humanos, orientamos aos serviços de saúde que sejam questionadas possíveis exposições a animais confirmados para Mormo para que o diagnóstico diferencial seja avaliado", finaliza.

O que é

O Mormo é uma zoonose infectocontagiosa causada pela bactéria Burkholderia mallei que acomete primeiro os equídeos (cavalos, burros e mulas) e pode ser transmitida eventualmente a outros animais e ao ser humano. A doença é transmitida a humanos pelo contato com animais infectados.