O Centro Especializado em Reabilitação José Leonel Ferreira Aquino (CER IV) será o primeiro a fazer reabilitação visual no estado. Além deste serviço, o equipamento de saúde será destinado à atenção de pessoas com deficiência física, auditiva, intelectual e TEA (Transtorno do Espectro Autista) – sendo, também, o primeiro deste tipo no estado. Na manhã desta segunda-feira (19), a secretária de Estado da Saúde, Mércia Feitosa,  foi verificar as  instalações, que passam pelos últimos ajustes até a inauguração, prevista para acontecer em agosto deste ano.

“O que falta são os últimos ajustes da própria estrutura, o minucioso, o recebimento final de alguns equipamentos e a previsão é que a gente inaugure em agosto. Tudo já foi licitado, está em fase de recebimento, só falta pouca coisa, a gente já está com a estrutura quase toda montada e, também, já convocamos profissionais no PSS, eles também foram contemplados. Então os profissionais que já vão atuar, estão sendo convocados, alguns já elaborando protocolo de atendimento, fluxo, para a gente já estar trabalhando aqui. Já estamos funcionando com a parte administrativa e gerencial”, informou Mércia Feitosa. 

Com cerca de 7.000 m² de área construída, o Centro de Reabilitação está localizado no Centro Administrativo Augusto Franco, no bairro Capucho, e sua estrutura física é considerada como uma das melhores do Nordeste. O CER IV funcionará com oitenta profissionais, oferecendo atendimento das 07h às 17h. A estimativa é que sejam atendidos, mensalmente, cerca de dez mil usuários.

“Serão ofertados a reabilitação de média e alta complexidade que vai atender a parte física, auditiva, visual e intelectual. A gente vai ser o primeiro a fazer reabilitação visual aqui no estado”, destacou a secretária.      

Segundo a coordenadora do Centro, Sayonara Carvalho, o CER IV já nasce diferenciado. “Na área da reabilitação para as múltiplas deficiências, nós teremos diversas especialidades. Aqui, passa a ser uma referência, inclusive, para a região Nordeste pela complexidade, pela dimensão e alcance que ele vai ter no nosso serviço estadual”, concluiu.  

Para ter acesso aos serviços do CER IV, o usuário deverá passar por uma avaliação multidiplicinar, após ser encaminhado por meio de assistência primária pelos municípios. O CER IV é um equipamento do Governo do Estado, que funcionará sob a gestão da Secretaria de Estado da Saúde de Sergipe (SES), em parceria e cogestão com a Universidade Federal de Sergipe (UFS). 

O espaço abrigará sala de acolhimento familiar, consultórios médicos (nas especialidades de pediatria, oftalmologia, otorrinolaringologia, ortopedia e traumatologia, neurologia, neuropediatria e psiquiatria) e consultórios para atendimento com psicólogo, fonoaudiólogo, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, nutricionista, assistente social, enfermeiro, educador físico e psicopedagogo. Os usuários contarão, ainda, com brinquedoteca, biblioteca adaptada, sala de vídeo, campo de futebol, ginásio de fisioterapia ortopédica, duas piscinas cobertas e aquecidas para pacientes em tratamento de hidroterapia e anfiteatro.