No decorrer de todo este mês, a Unimed Sergipe, através do Centro de Infusão e Oncologia, promoverá uma programação especial alusiva ao Outubro Rosa, com ações voltadas à promoção da saúde da mulher, com foco na conscientização e prevenção do câncer de mama.  

No dia 17, às 15h, será realizada a conscientização sobre o Outubro Rosa junto aos colaboradores. No dia 18, em um momento de muita comemoração, será feita a última sessão de quimioterapia de uma paciente com câncer de mama que está sendo tratada no Centro de Infusão e Oncologia. Já no dia 24, às 14h, acontecerá a roda de conversa Outubro Rosa, direcionada às pacientes. 

O oncologista clínico Eduardo Azevedo, responsável técnico pelo Centro de Infusão e Oncologia da Unimed, destaca que o câncer de mama é o segundo com maior incidência entre as mulheres, atrás apenas do câncer de pele, por isso o Outubro Rosa é de extrema importância. O movimento surgiu nos Estados Unidos e se espalhou por todo o mundo levando a mensagem do cuidado com a saúde feminina, em particular na prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. 

“Quando temos um mês dedicado ao tema, a mulher fica mais atenta, os profissionais de saúde ficam mais atentos, e essas doenças são diagnosticadas de forma mais precoce. E, mais do que isso, na medida em que a mulher presta mais atenção ao seu corpo, também outras doenças podem ser diagnosticadas, tratadas num tempo mais rápido e com resolução. É, sem dúvida, um mês muito importante no calendário oncológico”, considera. 

O especialista destaca que o Outubro Rosa foi um movimento precursor, desencadeando uma série de movimentos na saúde que também são muito importantes, como o Novembro Azul, para cuidados com a saúde do homem, com foco na prevenção e cuidado do câncer de próstata.  

Cuidado especializado  

Para avançar no atendimento especializado para os pacientes diagnosticados com câncer, a Unimed Sergipe inaugurou em março deste ano o Centro de Infusão e Oncologia, que já nasceu como referência no tratamento oncológico.  

Há dois meses, a professora Alessandra Carvalho faz o tratamento na unidade. Ela conta que foi um choque receber o diagnóstico de câncer de mama, mas logo em seguida se apegou à fé e encontrou forças para buscar a cura. 

A cada oito dias ela vai ao Centro de Infusão e Oncologia e relata que se sente muito acolhida com o atendimento. “Todos os funcionários fazem com que eu me sinta muito bem, me passam uma segurança muito grande, fazendo com que a gente acredite que tudo vai passar, alcançando a cura”, diz. 

O tratamento humanizado que Alessandra recebe faz com que ela se sinta em casa. “É tudo acolhedor, feito com amor. Isso é muito importante, porque é um momento de fragilidade, de incertezas. Mesmo com os efeitos do tratamento, saio daqui com a vontade de voltar na próxima semana com sorriso no rosto, maquiada, bonita, pelas meninas que me atendem e por mim também”, destaca.  

Segundo Alessandra, essa atenção dos profissionais da Unimed Sergipe e o carinho dos familiares, amigos e alunos têm sido fundamentais para ela se fortalecer durante o tratamento. Emocionada, ela relembra quando precisou raspar o cabelo e recebeu um envelope com mechas dos cabelos dos estudantes. “Foi a coisa mais linda que recebi deles. Isso me fortalece cada dia mais”, expressa.