O Governo poderá estabelecer, já na próxima semana, um Lockdown em todo o Estado para tentar frear o  crescente aumento de casos, óbitos e taxa de internação hospitalar por Covid-19. Sergipe está com 95,6% dos leitos de UTI ocupados, restando apenas 10 vagas na rede pública. Na rede particular, a taxa de ocupação já ultrapassou os 100%.

Mediante o cenário catastrófico, o Governo do Estado estuda a medida extrema. O governador Belivaldo Chagas cancelou a reunião com Comitê Técnico Científico, que seria nesta quara-feira, 7, e prorrogou para a próxima quarta, dia 14. Segundo o superintendente de Comunicação,  Givaldo Ricardo, a ideia é observar o comportamento do vírus nós próximos dias para tomar medidas mais concretas. 

"Vamos ter uma observação total do cenário e se houver a necessidade de aumentar as restrições, será feita. Se não houver, manteremos como está, mas por enquanto a decisão foi esperar mais uma semana para fazer uma avaliação mais cuidadosa", disse Givaldo.

Em relação às igrejas e templos religiosos, que tiveram abertura presencial durante a Páscoa, permanece as regras do decreto que prevê a abertura até às 18h com capacidade reduzida para 30%. O limite de ocupação também vale para salões de beleza, bares, restaurantes. As academias continuam fechadas aos sábados e domingos.

Números em Sergipe

Somente nos primeiros cinco dias do mês de abril, o Estado de Sergipe registrou 3.696 novos casos de Covid- 19 e 92 mortes. Em março foram 440 óbitos, contra 90 óbitos em fevereiro e 166 em janeiro. Somente em 2021, já são 59.395 casos e 788 óbitos.

No total, em Sergipe, 179.790 pessoas já testaram positivo para a Covid-19 e 3.642  morreram. Até o momento, 163.462 pacientes foram curados. Estão internados em leitos de UTI e de enfermaria 815 pessoas.