Pessoas com 50 anos ou mais poderão participar gratuitamente do  Experimente o Memo (Método de Estimulação da Memória), um workshop onde o público poderá aprender com práticas a prevenir transtornos cognitivos como a doença de Alzheimer. O evento acontece no sábado (09/03), a partir das 08h00 na AEASE, Avenida Beira Mar, 2400 - Bairro Jardins, em Aracaju. O público interessado pode se inscrever através do site: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScvjDl8E3NuY-enNHJXJ7M_9gSrKeZ5leODNXyLfdWCNKKxEQ/viewform

O evento é uma realização do Espaço Ativo Geriatria Integrada. 

A programação terá 45 minutos para cada modalidade: treino cognitivo, treino físico, treino socioemocional e palestra com a médica geriatra Dra. Juliana Santana com o tema: os fatores de risco das demências. “Recomendamos que o público vá de roupas leves e tênis, pois teremos a prática de atividades físicas”, enfatiza Dra. Juliana.

No Brasil, a cada 4 pessoas, 1 terá demência e a cada 6 segundos 1 pessoa é diagnosticada com a doença. Hoje são 49 milhões de pessoas com demência no mundo, e em 2050 serão 160 milhões. O cenário preocupante fez com que a equipe do Espaço Ativo Geriatria Integrada promovesse a ação. 

Saiba mais sobre o MEMO:

O MEMO é  um  programa de saúde cujo objetivo maior  é  manter a mente saudável reduzindo os riscos de doenças  cognitivas, como  exemplo a  Doença de Alzheimer, através de intervenção multimodal por equipe capacitada e altamente especializada . Após publicação de grandes estudos, destacando-se o FINGER trial, ficou claro a necessidade de atuar em multiplicidade de fatores de risco para demências de forma simultânea ; por isto o Programa MEMO engloba:

1-treino cognitivo para construção  da  Reserva  Cognitiva 1,5h semanal em 1 encontro;

 2 - treino físico 3h semanais divididas em 3 encontros;

 3-  treino emocional 1,5h semanal em 1 encontro;

  4- controle dos fatores de risco cardiovasculares ( Pressão Arterial , glicemia sérica ,  colesterol , obesidade, apneia do sono , tabagismo ,alcoolismo );

 5- acompanhamento da função sensorial  auditiva;

 6- orientação nutricional;

 7- sociabilização;

 8- Orientações  gerais  de  saúde  realizadas através de  palestras  médicas.

Os participantes são avaliados ao iniciar o programa, são identificados os riscos individuais, traçadas metas e reavaliações periódicas. “Entendemos que apesar do FOCO  ser prevenir doenças cognitivas , o Programa possibilita a melhora global da saúde, promovendo um envelhecimento mais ativo”, finaliza Dra. Juliana.

Fonte: Rodrigo Alves, Jornalista