O mês de novembro é um mês onde acontece uma campanha de alerta sobre o câncer de próstata, focando em debates voltados para área de alimentação como uma estratégia de prevenção, as causas, os tratamentos, se fala muito na saúde masculina em geral, principalmente a quebra do tabu que é o exame preventivo para detectar esse tipo de câncer.

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer - INCA -, o câncer de próstata afeta 60 mil homens por ano. Quando os casos não são fatais, muitas vezes deixam sequelas importantes, como incontinência urinária e disfunção erétil. Para evitar isso, é necessário que a próstata seja examinada uma vez por ano a partir dos 40 anos, o câncer de próstata inicialmente é assintomático, procure seu médico, faça os exames, pois quando descoberto no início, tem até 90% de chance de cura!

Sabemos que, tudo que faz bem ao organismo, desde o tipo de alimento que se é consumido até a qualidade de vida, influencia diretamente no nosso corpo, resultando em ações preventivas no câncer de próstata e em várias outras comorbidades.

 Praticar exercício físico regularmente, mantendo seu peso dentro da normalidade, não fumar, beber moderadamente, assim como fazer dietas pobres em gordura, pobre em gorduras saturadas, rica em alimentos vegetais como brócolis, tomate, couve flor, ricos em antioxidantes, promove nas pessoas uma vida mais saudável e por consequência diminuição do risco de doenças crônicas, como o câncer de próstata.

É de suma importância que os hábitos alimentares sejam saudáveis, que se mantenha uma alimentação equilibrada através de orientações nutricionais junto a um profissional da área e assim, possamos blindar o nosso organismo contra esses agentes cancerígenos, comer frutas, legumes, verduras, oleaginosas dentre outras alimentações saudáveis diariamente é extremamente benéfico para o nosso corpo.

Segue abaixo alguns alimentos que ajudam na prevenção do câncer!

Licopeno
Funções:
 Potente ação antioxidante e inibidor de proliferação celular.
Fontes: Tomate (comer com polpa e casca), goiaba vermelha, cenoura, mamão papaia