Sabemos que o intestino é um dos órgãos mais importantes no processo da alimentação. O mesmo sempre é citado como o “segundo cérebro” pois está totalmente ligado a esse eixo devido as funções neuroendócrinas que são liberadas, influenciando diretamente no intestino. É comum, presenciarmos pacientes com a microbiota intestinal alterada por diversos motivos, mas a má alimentação e os fatores emocionais, são com certeza, os mais frequentes. 
Há milhões de bactérias no nosso intestino, benéficas e patógenas. Desde a infância a microbiota intestinal é formada conforme os hábitos alimentares de quem nos criam. Além da alimentação influenciar na formação da microbiota, os medicamentos e as emoções também estão presentes. Antibióticos, traumas, medos, ansiedade, estresse, tipo de parto, todos esses fatores influenciarão no intestino desde a infância até a vida adulta. E isso pode trazer diversas doenças, como: síndrome do intestino irritável, disbiose, obesidade, câncer intestinal, doenças inflamatórias, entre outras.
Então, vamos de dicas da Nutri para cuidarmos melhor do nosso intestino:
- Inclua na rotina alimentar cereais integrais, frutas, legumes, verduras, fibras são essenciais para que o intestino esteja saudável, assim o acúmulo de bactérias benéficas será muito maior e as patógenas não conseguirão passar pela barreira intestinal;
- Utilização de Probióticos, que são microrganismos vivos que vão fazer a função do balanço da microbiota intestinal, ou seja, bactérias benéficas atuando diretamente no intestino, para isso se utiliza principalmente os Lactobacillus e Bifidobacterium, juntamente com uma alimentação adequada.
- Coloque em prática, estratégias de controle da ansiedade e do estresse. A ajuda de um profissional pode ser bastante útil;
- Pratique atividade física regularmente, pois isso ajudará na regulação da movimentação intestinal;
- Beba bastante água;
- Evite o consumo de bebidas alcoólicas; enlatados, corantes, embutidos, alto consumo de gordura saturada, pois serão totalmente prejudiciais para um bom funcionamento do intestino.
E ai, você está cuidado do seu?