Nada radical funciona a longo prazo. As pessoas precisam entender que dieta é algo individual, cada organismo tem uma necessidade, fico muito triste quando ouço falar de pessoas que fazem dietas malucas e muitas vezes acabam nessa montanha-russa indo de uma dieta para outra, na grande maioria das vezes não conseguem ou conseguem por pouco tempo e com isso, sentem-se frustradas. 

Não faça isso para você mesmo. Não siga uma dieta irrealista que terminará em fracasso e decepção. Em vez disso, aprenda a viver uma vida saudável e equilibrada no dia-a-dia, e obtenha os benefícios de bem-estar a longo prazo.

Por isso, seguem algumas razões pelas quais as dietas restritivas terminam em fracasso:

Não funcionam a longo prazo, pois o foco é sobre o ganho de curto prazo; 

São desequilibradas e fora da realidade;

A maioria das pessoas enxergam as dietas com uma mentalidade de "ou é agora ou nunca". Esse comportamento só faz com que aumente a compulsão fazendo com que as pessoas se sintam fora de controle em termos de comida, pois muitos alimentos "proibidos" se tornam mais irresistíveis do que antes; 

As dietas restritivas costumam ser muito baixas em calorias, deixando você com fome, fraqueza, falta de energia e cansaço;

Ao invés de pensar: Esse alimento aqui, vou comer de vez em quando, não colocarei na minha rotina.

Aí falam: Esse alimento, NUNCA MAIS! Você vai viver pensando nele, fato! Frequentemente com falta de proteínas, carboidratos e gorduras essenciais, as dietas restritivas podem afetar a saúde hormonal e cerebral. Você pode ficar irritado, ter alterações de humor e dores de cabeça devido à falta de calorias e alimentos nutritivos. 

Estar com fome pode afetar o sono e ele desempenha um papel vital no controle dos hormônios, em particular a grelina (o hormônio da fome) e a leptina (hormônio da sensação de saciedade). A falta de sono faz com que os níveis de grelina aumentem e os níveis de leptina caiam, o que faz você sentir fome;

As dietas restritivas em excesso, deixam as pessoas infelizes, tristes e muitas vezes deprimidas, pois muitas vezes terminam em fracasso, pois não conseguem segui-las e o efeito pode ser contrário, gerar uma compulsão, como citei acima.

As dietas não são divertidas quando carecem de apoio, motivação e orientação adequada. Uma dieta saudável não é uma dieta. É uma maneira saudável de se alimentar e adotar um estilo de vida alcançável e que o apoie física, mental e emocionalmente. Você deve se sentir energizado e feliz com seus novos hábitos e não triste.

Lembrem, o equilíbrio é a chave de tudo.