No dia 26 de abril aonteceu o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial. Para conscientizar a população sobre a importância da data, devido à relevância do problema no Brasil, alguns cardiologistas do país, alertam que a doença já atinge 35% da população brasileira, além de ser responsável por desencadear até 80% dos casos de derrame cerebral e 60% dos casos de ataque cardíaco registrados no país.

É de suma importância que se faça essa prevenção, primeiro porque, segundo dados do Ministério da Saúde, os problemas cardíacos são responsáveis por aproximadamente 300 mil mortes por ano no Brasil. E um fator preocupante, além disso é, 50% dos hipertensos no Brasil ainda não sabem que têm o problema o que é muito grave.
E como já temos conhecimento, a nutrição é um ponto fundamental no controle dessa comorbidade, a maior parte das modificações de estilo de vida está relacionada ao controle alimentar, por meio de medidas dietéticas específicas visando não apenas a redução dos níveis da pressão arterial, mas também a incorporação de novos hábitos alimentares e assim, aderir a um estilo de vida mais saudável.
Lembrem: Mais sabor, menos sal.

O sal de cozinha é um tempero universal e muito importante na culinária brasileira, mas também considerado um dos vilões para a nossa saúde quando consumido em excesso, portanto fique atento aos exageros e principalmente aos alimentos industrializados.
Prefira o consumo de alimentos naturais: sugestões, as ervas aromáticas e especiarias como manjericão, tomilho, hortelã, salsa, erva-doce, louro, coentro, açafrão ou sálvia, assim como temperos do tipo pimenta do reino, curry, páprica, noz-moscada, canela, gengibre e cravo sejam utilizados no preparo dos alimentos, a fim de melhorar o paladar da refeição sem comprometer a saúde.
 Um estilo de vida saudável é a principal conduta para prevenir e tratar a hipertensão arterial.

´´Que seu remédio seja o seu alimento, que seu alimento seja o seu remédio´´