As necessidades nutricionais das mulheres variam com cada fase de suas vidas.Por isso a importância em ter uma alimentação equilibrada, variada e acompanhada por um profissional, para que seja feito os ajustes necessários.

Durante a fase menstrual por exemplo, a perda de sangue pode enfraquecer o organismo, sendo de suma importância reforçar a ingestão de nutrientes do complexo B, fibras, ácidos graxos, vitamina E , uma alimentação saudável ajuda a combater o aparecimento de sintomas indesejados como inchaço, dores de cabeça e nos seios, e alteração do humor.

Já na menopausa, dos 45 aos 55 anos de idade, em média, a produção de estrogênio, hormônio responsável pela distribuição da gordura corporal, diminui, o que prejudica a fixação do cálcio nos ossos. Esse período da vida das mulheres também é marcado por ondas de calor, insônia, alteração do humor, ansiedade e lapsos de memória. O consumo de gorduras, fibras, proteínas e antioxidantes pode amenizar esses sinais e sintomas.

Dicas de alguns alimentos ricos em nutrientes importantes para a saúde da mulher:

Leites e derivados são fontes de proteínas e de cálcio. Esses nutrientes ajudam a manter os ossos fortes e previnem a osteoporose.

Peixes, linhaça são ricos em ômega 3, têm ação anti-inflamatória e aceleram o metabolismo, o que ajuda na queima de calorias, na prevenção e no tratamento de doenças cardiovasculares, e no controle do colesterol.

Frutas cítricas, vegetais folhosos verdes-escuros e carne magra possuem boas quantidades de vitaminas A, C e K, e ácido fólico. Esse conjunto saudável de vitaminas protege o coração e combate os radicais livres e o estresse.

Para potencializar os efeitos de uma alimentação balanceada, é importante praticar exercícios físicos com regularidade, as variações nos pratos fazem com que o corpo receba os vários nutrientes que necessita para estar bem em todas as fases da vida, além disso, medite, pense positivo esse comportamento traz inúmeros benefícios para corpo e mente.

Dicas da nutri no mês das mulheres!

Feliz mês das mulheres!