Não é novidade que o consumo em excesso de açúcares e alimentos adoçados industrialmente podem causar várias complicações para nosso organismo.

O brasileiro consome em média 80 gramas de açúcar diariamente, o dobro do que se recomenda por dia, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde).

Em um novo acordo firmado recentemente entre ministério da saúde, associações brasileiras (Anvisa) e indústria, ficou definido por meio de documento a redução de até 144 mil toneladas de açúcares nos alimentos fabricados em larga escala, entre eles refrigerantes, bolos e achocolatados.

Este acordo tem como objetivo contribuir em longo prazo no combate a enfermidades causadas pelo consumo exacerbado de açúcar, como as DCNT (Doenças Crônicas não Transmissíveis) obesidade, hipertensão e diabetes. Em pesquisa recente, sabe-se que 22% da população sofre de obesidade, enquanto a diabetes atinge 8,9% dos brasileiros segundo dados do Governo do Brasil.

É necessário que seja feito um trabalho de promoção à saúde, junto a isso políticas de conscientização e informação sobre os males do consumo em excesso de doces e derivados, vários fatores influenciam positivamente na expectativa de vida da população e um dos motivos está ligado diretamente à condição de vida dessas pessoas, como, alimentação saudável por meio de uma dieta equilibrada, consumo consciente sobre o que se está ingerindo e a prática de atividades físicas diárias, possibilitando assim, uma possível mudança no quadro atual  o nosso país.

Nosso país saiu de uma predominância de desnutrição e hoje encontra-se em um quadro de obesidade que já se tornou um caso de saúde pública, portanto, devemos juntos, mudar esse quadro investindo na educação nutricional e conscientizando a nossa população de buscar uma melhor qualidade de vida através da alimentação saudável.

Por Yasmin Costa

Nutricionista- CRN 13.310/p