Tornou-se cada dia mais claro, que o ato de se alimentar não se encaixa somente para satisfazer as necessidades do nosso corpo, mas também para satisfazer a vontade de nossas emoções. Nossas emoções têm efeito influenciador na escolha dos alimentos consumidos.

Sendo assim, é necessário entender os gatilhos, quais emoções te causam essa sensação? Comer muito? Comer doce? Não comer? observar e tentar solucioná-lo, com ajuda de equipes multidisciplinares, para que possa entender que comer compulsivamente ou não comer, pode auxiliar no aparecimento de doenças, compulsões, acúmulo de gordura corporal, anorexia entre outras, o que prejudica muito sua saúde física e mental.

A ligação do comer emocional com o comportamento alimentar, pode influenciar diretamente não só na qualidade dos alimentos escolhidos que normalmente são os mais doces e/ou calóricos e também na quantidade de refeições realizadas no decorrer do dia (exageros) ou nada. As emoções influenciam de forma mais significativa em pessoas sedentárias do que nas que praticam atividades físicas, sabemos que a pratica de atividades físicas leva a uma produção de hormônios do bem-estar, portanto, está aguardando o que para começar a movimentar esse corpo?

E a alimentação como sempre, tem um papel fundamental para controlar essas oscilações de humor, existem vários nutrientes dos alimentos que são capazes de alterar a produção e o equilíbrio dos neurotransmissores. A sensação do bem-estar, por exemplo, está diretamente ligada a disponibilidade dessas substâncias, que podem ser produzidas as partir dos nutrientes aminoácidos, carboidratos, vitaminas e minerais.

Alguns alimentos como aveia, banana, brócolis, ovos, peixes e folhas verdes escuras, possuem os nutrientes que participam da produção dos neurotransmissores. Portanto a escolha dos alimentos que consumimos é de extrema importância para nosso estado emocional. Façam boas escolhas!!!

Sabemos que existem vários estudos que comprovam que uma alimentação equilibrada e atividade física juntas, tem influência direta com a melhora dos sintomas de ansiedade, depressão, oscilação de humor, deixando claro que a junção proporciona melhor qualidade de vida.

Vamos juntos buscar manter uma vida saudável e equilibrada? 

Seu corpo e sua mente agradecem!