A equipe formada pelas alunas Renata Kailane Dias Rocha e Mayra Santos Moura, sob orientação do professor Tiago Viana Nascimento, conquistou o segundo lugar geral na 13ª edição da Mostra Brasileira de Foguetes (Mobfog), que acontece dentro da programação da 22ª Jornada de Foguetes, realizado nos dias 2 e 3 de novembro, na cidade de Barra do Piraí, Rio de Janeiro. A partir das eletivas do Ensino Médio em Tempo Integral, a unidade escolar tem se destacado nos experimentos científicos, alcançado resultados expressivos nas competições.
Concorrendo no nível quatro, a equipe do Dom Luciano garantiu a classificação na fase final da Mobfog após obter a marca de 1,40 metros de altura no lançamento do foguete, construído a partir de garrafa pet. Com esse resultado, o grupo ganhou credencial para compartilhar experiências e competir na etapa nacional da Jornada de Foguetes. Disputando com instituições de ensino médio e superior de todo o Brasil, as estudantes sergipanas foram agraciadas com medalha de prata, na classificação geral, ao registrarem a marca de 107,30 metros em novo arremesso.
Feliz com a experiência vivenciada na jornada, a aluna Renata Kailane Dias conta que a vitória é um estímulo para toda a escola e também uma forma de incentivar seus colegas a participarem mais de projetos de ciência. Motivada pelas exatas, a jovem ainda disse que pretende cursar física na universidade para continuar incentivando as novas gerações sobre a importância do conhecimento cientifico na escola pública. “Me identifiquei por essa área logo no primeiro ano do ensino médio, desde então, sempre soube que queria fazer isso”, frisou a aluna do 3º ano do Ensino Médio em Tempo Integral.
Já a aluna Mayra Santos avaliou que sua participação foi bastante significativa. Ela também ressaltou a importância do trabalho em equipe para o sucesso dos projetos. “Foi uma experiência muito rica para o meu desenvolvimento pessoal, pude trocar experiências com estudantes de outros estados, aprender e mostrar o que aprendemos”.
Professor e orientador da equipe vice-campeã, Tiago Viana destaca que essa conquista é de extrema relevância para os alunos do Dom Luciano. “Já foi uma grande vitória poder participar da Jornada de Foguetes, pois a troca de conhecimento é mútua. Pessoas de todos os cantos do país fazendo ciência, compartilhando, aprimorando. O que nos faz repensar ou transformar a nossa prática pedagógica em algo mais atrativo para o ensino de Física ou áreas afins”, concluiu.
Mostra de Foguetes
A Mostra Brasileira de Foguetes (Mobfog) é uma olimpíada inteiramente experimental, pois consiste em construir e lançar, obliquamente, foguetes, a partir de uma base de lançamento, o mais distante possível. Foguetes e bases de lançamentos devem ser construídos por alunos individualmente ou em equipes de até três componentes. Podem participar alunos do primeiro ano do ensino fundamental até os do último ano do ensino médio, por isso ela tem quatro níveis, conforme definido no regulamento.
ASN