Aberto à implementação de mudanças em prol da segurança dos sergipanos e visitantes, o Governo de Sergipe determinou um novo planejamento operacional para atender à grande demanda de público no Arraiá do Povo. As novas ações, que passaram a valer a partir desta sexta-feira, 16, agradaram àqueles que compareceram para aproveitar a festa na Orla da Atalaia.
A trabalhadora doméstica Hortência Maria dos Santos Nascimento, de 53 anos, veio direto de Nossa Senhora do Socorro para curtir os shows da noite. Para ela, a iniciativa da organização de rever a política de segurança deve surtir um bom efeito. "Como muita gente quer vir pra festa, acaba ficando pequeno. A ideia de dar uma distância na revista foi boa. É importante, a gente se sente mais seguro", opinou.
O anfitrião profissional Everton Aragão, 58 anos, chegou ao arraiá acompanhado da esposa e da prima. Para ele, o preparo dos profissionais de segurança é um diferencial para que toda festa seja bem-sucedida. "Quando não está dando certo, a gente tem que repensar. É importante que os policiais tenham um bom preparo para que a gente se sinta protegida. Então, o novo planejamento é bom", afirmou.
O estudante Breno Dickson Guedes Souza, de 20 anos, é natural de Salvador (BA) e veio pela primeira vez ao Arraiá. Este esteve acompanhado da dupla Malu Campos e Maria Flor, mãe e filha. Breno classificou como positivas as mudanças implantadas na estrutura de segurança da festa. "Ontem, assisti à live dos shows e vi que tinha muita gente. Hoje, achei que está tudo bem planejado. É importante ver muitos policiais, passar pela revista... Dá uma sensação maior de segurança. E isso é fundamental para que o turista queira voltar", ressaltou.
Vinda do município de Barra dos Coqueiros, a trabalhadora doméstica Nélija Pinto dos Santos, de 58 anos, gostou do que viu ao chegar na Arena de Shows. Ao lado da neta, Nélija aprovou a dinâmica de segurança no espaço. "É ótimo que façam revista, que tenha muitos policiais... Tem que ser assim mesmo. Estou gostando do que estou vendo, e espero continuar assim", destacou.
Mudanças
A revisão do planejamento operacional do Arraiá do Povo foi determinada por meio de uma reunião conduzida pela Polícia Militar. Uma das principais modificações realizadas foi a antecipação da revista, com o intuito de abrir uma área de respiro entre o local das abordagens iniciais e o acesso ao evento. Outra medida foi a ampliação do efetivo, que passará a ter o dobro de policiais e agentes particulares.
Mais uma iniciativa foi a instalação de um gabinete com representantes de diferentes órgãos, que deverá atuar de forma conjunta na tomada de decisões. Entre as deliberações dos participantes estará o horário de fechamento dos portões. Ainda de acordo com o novo planejamento, a Polícia Militar estará posicionada junto às viaturas, enquanto os agentes particulares darão suporte na revista e no acesso.
País do forró
Este ano, o Governo de Sergipe preparou para os festejos juninos no estado uma programação com mais de 30 dias de festa. Na capital, a festa acontecerá em cinco pontos: Arraiá do Povo, na Orla da Atalaia, Rua São João, Gonzagão, Centro de Criatividade e 18 do Forte. No total, serão mais de 250 atrações, sendo 140 sergipanas, 40 nacionais, 60 apresentações de quadrilhas juninas e 40 trios pés de serra.
A programação dos festejos juninos realizada pelo Governo de Sergipe tem o patrocínio do Banese, Deso, Maratá, PagBet e Eneva, e apoio da Energisa e MOB.