A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou nesta segunda-feira, 3, que, apesar de toda a assistência qualificada, a bebê que nasceu após morte encefálica da mãe veio a óbito. A criança nasceu no dia 8 de maio de 26 semanas, de parto cesárea e pesando 580 gramas.

A morte da bebê foi registrada no dia 21. Segundo a Secretaria, a recém-nascida recebeu assistência qualificada e multidisciplinar durante todo o período que foi acompanhada pelo Centro de Prematuros da maternidade, mas veio a óbito devido a complicações inerentes à prematuridade extrema

Como aconteceu 

O caso teve início quando a jovem K.L.D.S, 20 anos, grávida de aproximadamente 22 semanas, deu entrada no Huse no dia 17 de abril, com uma grave lesão no crânio provocada por arma de fogo. 
 
Mesmo com todo o trabalho da equipe multidisciplinar e acompanhamento intensivo para salvar a vida da jovem, foi fechado o protocolo de morte encefálica da paciente em menos de uma semana após a internação. Depois da constatação, a equipe do hospital iniciou outro processo desafiador para garantir a continuidade da gestação e salvar a vida do bebê.