Com o cancelamento do ponto facultativo de Carnaval em mais de vinte estados, incluindo Sergipe, a Associação Brasileira da Industria de Hotéis (ABIH) vem tratando o período carnavalesco como um final de semana normal.
Segundo a Associação, a ocupação da rede hoteleira está em torno de 45% para esse final de semana. A ABIH ressalta que todos os dias aumentam os números de cancelamentos e existe a expectativa dessa taxa de ocupação diminuir ainda mais. "Com certeza o pior período de Carnaval em termos de ocupação hoteleira dos últimos anos" pontuou.
Diferente da rede hoteleira, os bares da praia da Aruana vem registrando uma movimentação em torno 90%. Os estabelecimentos estão respeitando o distanciamento de 1,5m entre as mesas e o limite máximo de 50% das mesas de acordo com o decreto governamental.
No Âncora Bar, de acordo com o sócio-proprietario Thiago Souza, a expectativa é que continue assim até a quarta-feira. "Estamos com 65 mesas que corresponde a 50% da nossa capacidade e a rotatividade tem sido excelente" disse.
O proprietário do Adriano's Bar, o chefe Adriano Argolo, disse que o seu estabelecimento está com 75 mesas que corresponde a 50% da sua capacidade. Ele informou que a movimentação está em torno de 70%, e que desse percentual, só 25% são turistas vindo de outros estados.
Ele atribui o fraco movimento este ano à pandemia, ao fechamento do comércio e a posição do governo do estado em tirar o ponto facultativo e proibir a execução de som.
"Estamos com a movimentação dentro do esperado em virtude da pandemia e das exigências do decreto governamental", disse Lauter Júnior, proprietário do bar Barão da Praia. A nossa capacidade são de 200 mesas mas estamos trabalhando com apenas 100 respeitando tanto o distanciamento como a redução da capacidade - disse Júnior que tem registrado uma movimentação acima de 90%.