Um dos mais respeitados cronistas esportivos de Sergipe, Antônio Barbosa de Melo, que tem 58 de atuação no rádio, está na bronca. Após décadas cobrindo jogos e decisões, ele foi barrado na portaria da Arena Batistão neste sábado, 23, durante a partida entre o Itabaiana e Confiança, que marcou a final do campeonato sergipano 2023.
"Voltei para casa desolado e me perguntando: de que valeu me dedicar durante quase 60 anos ao futebol da minha terra e ser barrado, impedido de entrar no Estádio onde estive durante tanto tempo prestando minha humilde colaboração para o desenvolvimento do nosso futebol?", comentou Barbosa.
Segundo ele, o presidente da Associação dos Cronistas Desportivos de Sergipe (ACDS), Adel Ribeiro, entrou em contato informando que a Federação Sergipana de Futebol (FSF) estava exigindo uma relação com 20 nomes para ter acesso ao camarote. No Batistão, não só a ACDS tem camarote para seus associados, mas a FSF também tem, os clubes e a Secretaria de Estado do Esporte.
Ele atua como cronista esportivo desde 1962
Segundo Barbosa, o problema não foi no acesso ao camarote. Mesmo discordando que a relação seja repassada antecipadamente, a questão foi o impedimento de entrar no estádio. "Fico triste ao saber que na decisão do campeonato sergipano de 2023 tivemos um público presente superior a 13 mil pessoas, das quais quase cinco mil entraram sem pagar, enquanto eu não pude entrar. A federação ou quem quer que seja pode até impedir que o cronista entre no camarote, agora impedir a entrada no Batistão?", questionou.
"Eu acho que isso é uma subserviência da ACDS e o cronista por si só, o que eu não aceito. Eu acho que eu tenho direito como qualquer outro cronista esportivo de entrar no Batistão e ficar em qualquer lugar. Se o camarote tá cheio, eu fico em pé, fico nas cadeiras. Mostrei minha credencial e não deixaram eu entrar. Foi uma falta de respeito, sobretudo com um idoso porque eu tenho 77 anos", argumentou.
ACDS
Adel Ribeiro disse que encaminhou no grupo dos cronistas esportivos a solicitação da Federação pedindo os nomes dos profissionais que iriam para o estádio na decisão do campeonato sergipano. "Eu conversei com Barbosa e expliquei a ele que a Federação prepara a logística dela. Acredito que a pessoa que estava na portaria foi mal orientada. Sou amigo de Barbosa, mas acho que ele não deveria criar essa polêmica", disse.
FSF
Procurado para falar sobre o ocorrido, o presidente da Federação, Milton Dantas, disse que tomou conhecimento do fato através da sua assessoria. Ele falou que vai procurar saber o que aconteceu e vai ligar para pedir desculpas ao radialista Antônio Barbosa. "Ele merece todo o nosso respeito por tudo que fez pelo futebol sergipano. Mas quem toma conta da portaria é o time que tem o mando de campo [nesse caso o Confiança]. Pedirei desculpas a ele", afirmou Dantas.
Milton Dantas: "Barbosa é uma pessoa que merece nosso respeito"
Decepção
Ao lado da esposa, Geovane Souza Santos de Melo, Barbosa afirma que não irá mais ao Batistão e não terá mais em sua bagagem a carteira da Associação dos Cronistas esportivos. "Não é pelo valor do ingresso, porque graças a Deus eu até posso pagar, mas é pela desfeita, pelo desrespeito, pela falta de atenção com quem praticamente dedicou grande parte da vida ao futebol sergipano e hoje fica impedido simplesmente porque estou aposentado e não faço parte de nenhuma rádio. Fico ainda me perguntando para que vale a carteira da ACDS", concluiu.