A equipe do órgão vinculado à Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec) verificou a montagem do palco, camarins e demais estruturas do evento, e orientou os organizadores da festa sobre as regras de segurança. 

A vistoria se baseia no projeto da festa, apresentado com antecedência, e que contém informações sobre o público máximo permitido, as saídas de emergência e os engenheiros encarregados de monitorar os shows. 

“A Defesa Civil fica responsável por fiscalizar a parte estrutural, tudo que foi apresentado no projeto submetido ao órgão. Nós verificamos se a montagem está sendo executada da mesma maneira, se os aterramentos necessários como sistema de proteção para descargas atmosféricas são adequados, entre outras coisas. Assim, no caso de verificarmos algum equívoco, notificamos os responsáveis para que eles tenham tempo hábil para corrigir”, explica o major Silvio Prado, coordenador da Defesa Civil. 

A visita feita ao local procurou identificar também a qualidade dos materiais utilizados, tanto os de sustentação das estruturas, quanto os que compõem os dispositivos de segurança. 

Na próxima sexta-feira, dia 17, a equipe retornará ao local, de forma a reforçar as observações. “Por conta da dimensão do evento, que deve receber milhares de pessoas, o acompanhamento precisa ser minucioso, para que nada passe despercebido, e todos possam curtir a festa sem preocupação, em segurança”, reforça o major. 

Além da Defesa Civil, outros órgãos públicos atuam em casos como esse, a exemplo da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, que também analisam os procedimentos envolvidos na montagem e se fazem presentes no dia do evento, auxiliando em caso de necessidade.    

PMA